Portocargo exterior

Portocargo já coordenou e transportou mais de mil toneladas de EPI’s em 4 continentes

Empresas, LogísticaComentários fechados em Portocargo já coordenou e transportou mais de mil toneladas de EPI’s em 4 continentes327
Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos grandes trunfos globais contra o progresso da pandemia tem sido a disponibilidade, versatilidade e eficiência do meio logístico – secundando a luta dos profissionais de Saúde no combate à COVID-19, os operadores logísticos têm saltado barreiras para implementar fluxos directos de cargas que, a tempo e horas, permitam abastecer hospitais, laboratórios e hiper-mercados de materiais vitais à subsistência em tempos de crise. Entre esses players logísticos está a Portocargo, que já moveu mais de mil toneladas de EPI (equipamentos de protecção individual) desde o arranque da crise.

COVID-19: experiência no mercado oriental foi decisiva para sucesso da Portocargo

No ano em que celebra trinta anos de existência, a empresa da Maia aceitou o desafio da adaptação a tempos de excepção e tirou partido do seu profundo conhecimento do mercado chinês para orquestrar ligações directas capazes de fornecer, atempadamente, material importante na luta contra a pandemia. Desde o início da crise, foram já cerca de 22 mil volumes e mais de mil toneladas de EPI’s, entre máscaras, calçado de protecção, material médico e termómetros, para além de maquinaria industrial para a produção de máscaras, reportou a empresa nortenha. O «cenário sem precedentes» com que o mundo se deparou causou «dificuldades inéditas na cadeia logística mundial»: a resposta da Portocargo não se fez esperar.

Os bloqueios nos portos e aeroportos, aliados às restrições rodoviários entre fronteiras, agigantaram o desafio de dar vazão à tremenda procura por material de protecção, cujo maior fornecedor global é a China. «A experiência e parcerias históricas da Portocargo neste mercado, responsável por cerca de 70% da facturação da empresa no continente asiático, foram decisivas para algumas das principais operações logísticas realizadas neste período», explica a empresa portuguesa, através de um comunicado no qual faz o balanço destes duros meses. Um dos highlights desta empreitada foi, realça a empresa, a viagem do segundo maior avião cargueiro do mundo (o Antonov NA-124), ligando Xangai ao Porto.

Empresa materializou dezenas de ligações desde o início da crise

Portocargo aviãoRecorde-se que, em Março passado, o cargueiro partiu de Xangai transportando 80 toneladas de material médico e de protecção, com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e posteriormente às várias unidades do Serviço Nacional de Saúde – um acontecimento prontamente relatado pela Revista Cargo. Também na China teve origem a complexa missão logística que levou, no final de Maio, 40 toneladas de EPIs a Cabo Verde, naquela que foi a maior carga recebida numa só operação por parte do país lusófono, durante a actual pandemia – outra operação que contou com a cobertura atenta da nossa publicação. «Estas são apenas duas das dezenas de ligações construídas pela Portocargo nos últimos meses, que permitiram abastecer com mais de mil toneladas de material hospitalar e de protecção os serviços nacionais de saúde de diversos países, distribuídos pelos continentes europeu, asiático, africano e americano», atesta a missiva da Portocargo, à qual acedemos.

No entanto, engane-se quem pense que a Portocargo se resumiu, durante o pico da pandemia, agora ultrapassado, ao transporte de cargas destinadas a auxiliar no combate ao COVID-19: «Pelo contrário, no principal sub-sector de actividade da empresa, o transporte marítimo, estas representam mesmo um valor simbólico na totalidade de mercadoria transportada. Mesmo perante os enormes condicionamentos à circulação internacional, e as barreiras em vários portos mundiais, a Portocargo tem logrado satisfazer as necessidades de importação e exportação de matérias-primas e produtos acabados dos vários clientes,representantes de diversos sectores e localizações geográficas», esclareceu a empresa no comunicado.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com