portos chinazhongshan

Portos chineses não quebraram: só Dalian e Xangai não cresceram no volume de TEU face a 2019

Marítimo Comentários fechados em Portos chineses não quebraram: só Dalian e Xangai não cresceram no volume de TEU face a 2019 262
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo dados avançados pela Ningbo Shipping Exchange, apenas dois grandes portos chineses não viram a sua taxa de transferência de TEU aumentar num regime de year on year (YoY): os portos de Dalian e Xangai denotaram quedas de volume, de com o tráfego a cair -38,2% e -1,7%, respectivamente, nos primeiros nove meses de 2020. De resto, os portos chineses lideram bem com a crise pandémica.

Os dados da Ningbo Shipping Exchange indicam que Dalian foi o único grande porto da China a sofrer uma queda no volume de TEU processados durante o mês de Outubro (YoY), com o tráfego a descer significativamente: -58%. Tianjin foi o porto chinês com melhor desempenho no que toca ao volume de TEU entre Janeiro e Setembro, e denotou uma subida da taxa de transferência de TEU de +5,6% YoY, com aumento de +9,3% em Outubro.

conectividade porto de xangai

Shenzhen foi o porto com melhor desempenho e viu seu tráfego de TEU em Outubro aumentar +21,7%, seguido de perto por Ningbo e Zhoushan, onde o tráfego aumentou +21,5%. No entanto, o tráfego de Janeiro a Setembro de Shenzhen aumentou apenas 0,2%, ao passo que, no Porto de Ningbo e Zhoushan, esse valor subiu +2,4%. No balanço global, o sistema portuário chinês pouco se pode queixar da pandemia: entre Janeiro e Outubro de 2020, a movimentação de contentores nos portos foi de 217,2 milhões de TEU, uma insípida queda de -0,03% em relação ao ano anterior.

No seu mais recente relatório, a Ningbo Shipping Exchange constatou que o recente aumento no tráfego de exportação vindo da China causou um significativo congestionamento nos principais portos dos EUA e sugeriu que as taxas de frete, especialmente na rota Ningbo-América do Norte, continuarão a subir. «Devido ao aumento do volume de carga, as operações portuárias continuam sob pressão e há congestionamento nos portos norte-americanos», pode ler-se no documento, assinalando-se ainda que «a confiabilidade do cronograma é instável e o espaço é limitado». Posto isto, concluiu a Ningbo Shipping Exchange que as «taxas de frete» desta rota «continuarão a subir».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com