porto de aveiro

Portos de Aveiro e Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9%

Marítimo Comentários fechados em Portos de Aveiro e Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9% 333
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os dados veiculados pela AMT sobre a movimentação de mercadorias nos portos portugueses do Continente dão conta de uma desaceleração verificada no passado mês de Agosto, que refreou a remontada levada a cabo pelo sistema portuário luso, operada após um arranque de 2018 «preocupante», como a própria Ministra do Mar havia referido ainda esta semana.

Quebra de 5,9% em Agosto refreia momentum criado pela remontada de meados do ano

Esta desaceleração homóloga do mês de Agosto (fixada nos -5,9%) acrescentou 0,2% à variação homóloga negativa apresentada pelo conjunto dos portos, que, em Julho, haviam registado um decréscimo global de -4,1% face aos primeiros sete meses de 2017. Assim, em Agosto, a movimentação de cargas viu os portos de Lisboa, Leixões e Sines registarem variações negativas de -12%, -8,8% e -7,4%, respectivamente.

Aveiro (+26,5%) e Figueira da Foz (+17,2%) disparam em Agosto…

Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.

…e terminam Janeiro-Agosto com variações de +3,9%

O sólido mês de Agosto verificado nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz consolidou o bom comportamento homólogo em termos de movimentação de cargas durante o período em análise: o porto aveirense obteve crescimentos nos três segmentos de carga (+1,4% na Carga Geral, +2,8% nos Granéis Sólidos e +8,6% nos Líquidos) ao passo que na Figueira da Foz foi a subida (+21,1%) nos Granéis Sólidos que sustentou o resultado final – ambos os portos terminaram Janeiro-Agosto com variações positivas de 3,9%.

 

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com