Porto de Aveiro aereo

Portos de Leixões e Aveiro com trimestre de excelência mesmo em tempo de pandemia

Marítimo Comentários fechados em Portos de Leixões e Aveiro com trimestre de excelência mesmo em tempo de pandemia 391
Tempo de Leitura: 2 minutos

Os portos do Continente registaram uma descida homóloga de -3,7% na movimentação de mercadorias no primeiro trimestre, com Março a ser um mês verdadeiramente catalisador, mitigando as perdas de Janeiro e Fevereiro. Entre os destaques positivos do trimestre estão os portos de Leixões e Aveiro, que, nos primeiros três meses do ano, cresceram respectivamente +12,7% (+592,8 mil toneladas) e +4,4% (+58,1 mil toneladas).

Aveiro e Leixões com sólidas subidas homólogas

Estes dois portos, destaca a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu mais recente relatório, atingiram, no período Janeiro-Março, as marcas de quase 5,28 e 1,38 milhões de toneladas, «as melhores de sempre nos primeiros trimestres». Excelentes resultados, ainda para mais em período pandémico. Há ainda a realçar os portos da Figueira da Foz e Faro, que observam acréscimos respectivos de +21,9% (+90,5 mil toneladas) e de +91,8% (+14,8 mil toneladas).

No segmento dos contentores, podemos atestar de forma ainda mais cristalina a pujança do porto nortenho neste primeiro trimestre de 2020 – quando todos os portos demonstraram recuos neste trimestre inicial, Leixões fixou um crescimento face ao mesmo período de 2019 de +8% em TEU movimentados. Olhando apenas para o desempenho no mês de Março, verificamos que o crescimento homólogo do Porto de Leixões disparou, neste segmento, para os 23,7%.

Portos deram resposta positiva em Março

Embora o sistema portuário do Continente tenha fechado o trimestre com uma variação negativa (-3,7%), todos os portos, com excepção de Lisboa (e atentos os motivos assinalados), verificaram acréscimos de movimentação no mês de Março, quando comparados com Março de 2019, não apresentando, em termos genéricos, um abrandamento de movimentação no primeiro mês de expressão do surto pandémico da covid-19 em Portugal e da vigência das medidas de contenção do primeiro período de Estado de Emergência (de 19 de Março a 2 de Abril).

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com