Lídia Sequeira

“A Força do Atlântico”: Portos de Portugal pela primeira vez juntos na Intermodal South America

Marítimo Comentários fechados em “A Força do Atlântico”: Portos de Portugal pela primeira vez juntos na Intermodal South America 687
Tempo de Leitura: 2 minutos

Navios da MSC a operar no Terminal XXI Porto de Sines molhe

Os Portos de Portugal preparam-se para marcar presença na 24.ª edição da Intermodal South America. A grande novidade na participação portuária portuguesa reside no facto dos portos nacionais estarem presentes, pela primeira vez, de forma conjunta e sob a égide da APP – Associação dos Portos de Portugal.

A Intermodal South America começa já esta terça-feira, dia 13, em São Paulo (Brasil), e os portos nacionais não poderiam deixar de marcar presença, dada a importância do mercado sul-americano nos sues tráfegos – em particular do mercado brasileiro.



Em comunicado, a APP lembra o contributo deste mercado para os resultados recorde dos portos nacionais em 2017, ano em que manusearam um volume recorde de 95,9 milhões de toneladas. Para esse resultado, salienta a APP, muito contribuíram as ligações aos mercados da América do Sul, nomeadamente o Brasil, cuja corrente de comércio cresceu 75% em comparação com 2016.

“A Força do Atlântico” – portos nacionais afirmam-se no Brasil

No decorrer do evento a APP irá promover a apresentação da sua nova identidade visual. Sob o mote “A Força do Atlântico”, a marca pretende assinalar uma nova etapa dos Portos de Portugal, promovendo a APP uma apresentação que decorrerá no segundo dia da Intermodal [14 de Março, pelas 17.00h].

Lídia Sequeira, Presidente da APP, admite que a presença conjunta dos portos nacionais «surge de forma mais articulada e com uma abrangência nacional, juntamente com vários portos portugueses com interesse neste mercado, e sob o chapéu da APP, após o repto lançado pela Sra. Ministra do Mar, efectuado na edição transacta. Por outro lado, sendo este um mercado estratégico para Portugal, o nosso país apresenta-se aqui com uma vantagem competitiva face a outros portos europeus, uma vez que representam uma economia de um a dois dias de trânsito nos tráfegos oriundos deste mercado».

A 24ª edição da Intermodal South America decorre entre os dias 13 e 15 de Março. O evento reúne mais de 33 mil profissionais oriundos da América, Europa e Ásia. De acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil as trocas comerciais entre o Brasil e Portugal alcançaram a marca de 2,26 mil milhões de dólares em 2017, o valor mais elevado dos últimos cinco anos. Ainda de acordo com a mesma fonte, as exportações portuguesas para o Brasil em 2017 foram lideradas pelo azeite, gasóleo, bacalhau, vinho e pêras, e as importações por produtos agrícolas como o milho e a soja, petróleo e minérios.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com