porto hamburgo ONBOARD

Portos de Roterdão e Hamburgo planeiam atingir neutralidade carbónica de mãos dadas

Marítimo Comentários fechados em Portos de Roterdão e Hamburgo planeiam atingir neutralidade carbónica de mãos dadas 347
Tempo de Leitura: 2 minutos

O porto de Hamburgo, na Alemanha, e o porto holandês de Roterdão ponderam unir forças para reduzir as emissões do sector marítimo sob uma proposta comum, apresentada por políticos locais das duas cidades portuárias europeias. O plano proposto perspectiva que os dois portos passem a operar sob um conjunto de medidas idênticas de protecção climática que serão, gradualmente, ainda mais harmonizadas no tempo.

Desta forma, o líder portuário europeu (Roterdão) e o terceiro maior porto do velho continente (Hamburgo) tomariam a dianteira da missão de redução dos gases de efeito estufa e dos índices de poluição atmosférica, servindo de exemplo para os restantes portos da Europa. Na Alemanha, representantes do Partido Verde e do Partido Social Democrata já apresentaram uma proposta de adopção das medidas à legislatura de Hamburgo, enquanto espera-se que os seus homólogos holandeses sigam o exemplo em Setembro deste ano.

Sustentabilidade ambiental primeiro: concorrentes mas..aliados pelo clima

«Queremos que o Porto de Hamburgo seja neutro em carbono. Para isso, precisamos de reduzir as emissões de CO2 de todos os navios porta-contentores, durante as suas estadias, para zero, a médio prazo», comentou Anjes Tjarks, presidente do Partido Verde em Hamburgo. «Para alcançarmos esse objectivo, queremos implementar isso junto com os outros portos do Norte da Europa», acrescentou, admitindo: «O concorrente de Hamburgo também poderá ser o o nosso mais forte aliado no que toca a questões ecológicas».

As medidas serão destinadas a permitir que o Porto de Hamburgo e o Porto de Roterdão reduzam a poluição num «campo nivelado de competição», adiantou o portal de informação ‘World of Maritime News’. Os dois portos pretendem convidar outras cidades portuárias a juntarem-se à iniciativa.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com