apdl Leixões terminal de granéis

Portos do continente calculam aumento de +8,2% das receitas no ano de 2021

MarítimoComentários fechados em Portos do continente calculam aumento de +8,2% das receitas no ano de 2021262
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com o Jornal de Negócios e o Expresso, os portos do do território continental português calculam fechar o ano de 2021 com um total de 174,3 milhões de euros relativos a vendas, serviços prestados e subsídios. Ora, este projectado crescimento (sustentado em dados da AMT), noticiado por ambos os jornais, implicará uma subida homóloga de +8,2% face ao resultado registado no ano de 2019.

Assim, levando em conta estes dados, a facturação dos principais portos do continente deverá denotar um crescimento homólogo de +8,2% face a 2019. Segundo noticia o semanário Expresso, este crescimento projectado será especialmente valorizado pelo sector portuário: no exercício de 2020, as receitas dos portos continentais registaram uma descida de -5%, não indo além dos 153 milhões de euros.

Portos de Leixões e Sines lideram índices de facturação

As previsões para 2021, como o balanço de 2020 têm por base dados fornecidos pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Assim, para o ano de 2021, antecipa-se uma facturação de 54,1 milhões de euros no Porto de Sines, infra-estrutura que lidera a movimentação de cargas nos portos (e que se destaca pelo volume de contentores movimentados no seu Terminal XXI). As previsões apontam para lucros de 21,5 milhões de euros.

O Porto de Leixões (outra potência nacional em termos de movimentação de cargas, com importante foco também na carga contentorizada), cuja contabilidade integra ainda o Porto de Viana do Castelo, tem a estimativa de alcançar os 61,9 milhões de euros de receitas e de 8,7 milhões de euros nos lucros. No Porto de Lisboa, a recuperação de receitas poderá reflectir-se num crescimento de +18,6% face a 2020. O que deverá garantir 4,4 milhões de euros de lucro. Por sua vez, os portos de Setúbal e Sesimbra prevêem um aumento de 8% nas receitas de 2021.

Fonte: Jornal de Negócios e Expresso

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com