Portos dos Açores SA efectua dragagens no interior da baía do Porto das Lajes das Flores

Marítimo Comentários fechados em Portos dos Açores SA efectua dragagens no interior da baía do Porto das Lajes das Flores 237
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Portos dos Açores SA, está a levar a cabo dragagens no interior da baía do Porto das Lajes das Flores, adiantou o jornal ‘Tribuna das Ilhas’.

Na ressaca de Lorenzo: Portos dos Açores prosseguem trabalhos de recuperação

Estes trabalhos, segundo a publicação, irão permitir um aumento da extensão de área acostável de cerca de 65 para 100 metros com fundos que passarão de -4 para -5 (ZH), facilitando assim a operação de navios e embarcações de maior porte – tudo em prol da melhoria do abastecimento à ilha, na ressaca da passagem do furacão Lorenzo. Estão a ser retirados grandes blocos de pedra e betão depositados, na zona molhada do porto.

Actualmente, a Porto dos Açores (entidade responsável pela gestão dos portos açorianos) recorre a uma grua de grandes dimensões para levar a cabo a empreitada. O equipamento em questão, relata o jornal do arquipélago, trata-se de uma grua giratória com braço prolongado que tem permitido levar a cabo dragagens no interior da baía, visando a limpeza de toda a frente de cais e dos fundos para permitir um aumento da extensão de área acostável e assim obviar à operação de navios e embarcações de maior porte.

 Cais -5 (ZH) para navios até 60 metros de comprimento novamente praticável

Os progressos efectuados nos últimos dias abriram a possibilidade do regresso à operação nocturna do Porto das Lajes das Flores, tanto no cais comercial, como na marina e também no núcleo de pescas, «sendo que, para o efeito, deverão ser contactadas previamente para coordenação das operações as Autoridades Portuária e Marítima», explica o jornal. Passa assim a estar novamente praticável o cais -5 (ZH) para navios até 60 metros de comprimento e com calado até 4 metros.

A marina e núcleo de pesca podem ser praticados de noite por mestres, arrais, patrões e navegadores de recreio com conhecimento local, entenda-se, embarcações que fazem porto de armamento nas Lajes das Flores.

Com ‘Tribuna das Ilhas’

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com