espanha porto barcelona portos espanhóis

Portos espanhóis cresceram quase 4% até Maio – e 5,6% nos contentores!

Marítimo Comentários fechados em Portos espanhóis cresceram quase 4% até Maio – e 5,6% nos contentores! 408
Tempo de Leitura: 1 minutos

Os mais recentes dados relativos à movimentação de mercadorias nos portos espanhóis mostram um crescimento de 7,57% no mês de Maio, em comparação com o mesmo mês de 2016. No acumulado anual, os portos de Espanha conseguiram um aumento de quase 4% nos primeiros cinco meses.

Com 46 milhões de toneladas, o mês de Maio foi muito positivo nos portos espanhóis, crescendo acima da média anual – que é agora de 3,69%, tendo crescido depois de conhecidos os números do quinto mês. Em Maio, os portos do país vizinho já tinham manuseado 217.465.841 toneladas.

Por segmentos, a carga geral registava já 102,49 milhões de toneladas em Maio, num crescimento de 5,32%. Segue-se o tráfego de granéis líquidos, com um crescimento de 3,61% para os 71,25 milhões de toneladas. Já os granéis sólidos tiveram um crescimento mais ténue (de 1,93%), para os 38,58 milhões de toneladas.

Destaque também para o crescimento da carga de transhipment, que é responsável por 53,96 milhões de toneladas até Maio – num aumento homólogo de 6,49%.

Crescimento significativo no tráfego de contentores

Já o tráfego de contentores foi responsável por 72,78 milhões de toneladas até Maio, num crescimento de 5,62%. Ao todo, os portos espanhóis já tinham movimentado 6.356.465 TEU no quinto mês do ano.

Embora as greves no sector portuário se tenham feito sentir de forma oficial em Junho, o mês de Maio já estava bastante marcado pela contestação e, segundo se adianta em Espanha, por algumas paralisações internas. É de esperar que Junho possa trazer os efeitos da greve mas também se pode pensar que Maio cresceu o que cresceu… mesmo com a contestação.

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com