
Portos espanhóis duplicam o abastecimento de GNL em apenas dois anos
Marítimo 4 Dezembro, 2019 Comentários fechados em Portos espanhóis duplicam o abastecimento de GNL em apenas dois anos 706O volume de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) em Espanha subiu para os 68.500 metros cúbicos em 2019, graças às 106 operações de fornecimento de gás realizadas até o momento nos portos comerciais espanhóis. Este registo contrasta com as 58 operações realizadas em todo o ano de 2017 – uma evolução que se traduz na duplicação das operações num curto período de dois anos.
Os dados foram divulgados durante a conferência intitulada ‘GNL Bunkering: Descarbonização e Sustentabilidade Marítima’, realizada recentemente nas instalações do Porto de Gijón, no âmbito do projecto ‘CORE LNGas hive’. Desenvolvido pela entidade estatal espanhola Puertos del Estado, o ‘LNGHive2’ é a continuação do projecto ‘CORE LNGas’ e possui 47 parceiros de Espanha e Portugal.
Esta iniciativa inclui mais de 39 projectos e um investimento total de 139 milhões de euros, dos quais 39 são provenientes de fundos comunitários. O projecto permitiu adaptar as plantas de regaseificação espanholas, permitindo que estas se moldem às necessidades do fornecimento de GNL a navios, incluindo o funcionamento de barcaças, rebocadores, guindastes e geradores eléctricos movidos a GNL.
Portos devem «facilitar o desenvolvimento» do mercado de GNL
Os especialistas concordam que o GNL é, actualmente, a única alternativa «real e sustentável» para a descarbonização do transporte marítimo. Comparado aos combustíveis tradicionais, o GNL elimina 100% das emissões de óxidos de enxofre, até 90% dos óxidos de nitrogénio e 30% do CO2.
O presidente de Puertos del Estado destacou na conferência que «o compromisso dos portos espanhóis, como entidades gestoras de infra-estrutura, é trabalhar para garantir o fornecimento de GNL nos nossos portos de forma eficiente e segura e facilitar o desenvolvimento do mercado na próxima década».
Para Salvador de la Encina, Espanha deve apoiar«projectos que permitam o fornecimento de gás a um preço competitivo e que favoreçam a obtenção de contratos de fornecimento estáveis entre comerciantes e transportadoras».