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Portos espanhóis duplicam o abastecimento de GNL em apenas dois anos

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O volume de abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) em Espanha subiu para os 68.500 metros cúbicos em 2019, graças às 106 operações de fornecimento de gás realizadas até o momento nos portos comerciais espanhóis. Este registo contrasta com as 58 operações realizadas em todo o ano de 2017 – uma evolução que se traduz na duplicação das operações num curto período de dois anos.

shellOs dados foram divulgados durante a conferência intitulada ‘GNL Bunkering: Descarbonização e Sustentabilidade Marítima’, realizada recentemente nas instalações do Porto de Gijón, no âmbito do projecto ‘CORE LNGas hive’. Desenvolvido pela entidade estatal espanhola Puertos del Estado, o ‘LNGHive2’ é a continuação do projecto ‘CORE LNGas’ e possui 47 parceiros de Espanha e Portugal.

Esta iniciativa inclui mais de 39 projectos e um investimento total de 139 milhões de euros, dos quais 39 são provenientes de fundos comunitários. O projecto permitiu adaptar as plantas de regaseificação espanholas, permitindo que estas se moldem às necessidades do fornecimento de GNL a navios, incluindo o funcionamento de barcaças, rebocadores, guindastes e geradores eléctricos movidos a GNL.

Portos devem «facilitar o desenvolvimento» do mercado de GNL

Os especialistas concordam que o GNL é, actualmente, a única alternativa «real e sustentável» para a descarbonização do transporte marítimo. Comparado aos combustíveis tradicionais, o GNL elimina 100% das emissões de óxidos de enxofre, até 90% dos óxidos de nitrogénio e 30% do CO2.

O presidente de Puertos del Estado destacou na conferência que «o compromisso dos portos espanhóis, como entidades gestoras de infra-estrutura, é trabalhar para garantir o fornecimento de GNL nos nossos portos de forma eficiente e segura e facilitar o desenvolvimento do mercado na próxima década».

Para Salvador de la Encina, Espanha deve apoiar«projectos que permitam o fornecimento de gás a um preço competitivo e que favoreçam a obtenção de contratos de fornecimento estáveis entre comerciantes e transportadoras».

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