
Portos espanhóis enfatizam segurança jurídica e paz social para atrair investimento chinês
Marítimo 21 Maio, 2019 Comentários fechados em Portos espanhóis enfatizam segurança jurídica e paz social para atrair investimento chinês 347O presidente do organismo estatal espanhol Puertos del Estado, Salvador de la Encina, reuniu-se com o assessor comercial da Embaixada da China em Espanha, Wang Yingqi, a quem transmitiu «a boa recepção que as empresas chinesas têm em Espanha» e destacou a segurança jurídica oferecida pela legislação espanhola e pela paz social, que em sua opinião, «reforça a atractividade de nosso país para os investidores chineses».
Portos espanhóis desejam apostar em «projectos colaborativos» com a China
A imprensa espanhola faz eco da garantia dada pelo Puertos del Estado de que os portos espanhóis «desejam prosseguir com projectos colaborativos» com entidades chinesas, destacando o organismo estatal que «a presença de companhias de navegação e terminais chineses em vários portos do Mediterrâneo e da Espanha desencadeou um esforço comercial frenético por parte de entidades espanholas», que buscam aprofundar tais parcerias.
Durante o encontro, o representante da Embaixada da China destacou a vantagem competitiva representada pelas infra-estruturas portuárias espanholas enquanto centros logísticos posicionados nas principais rotas de navegação intercontinental, com especial relevância no eixo Oeste-Leste desde a expansão do Canal do Panamá, adianta hoje a imprensa de nuestros hermanos.
Investidores chineses atentos às zonas francas
O representante da República Popular da China demonstrou interesse em conhecer os desenvolvimentos logísticos e portuários que actualmente ocorrem em Espanha, «com especial atenção para as zonas francas, muito presentes também nos principais portos chineses», deu conta, através de um comunicado, o Puertos del Estado. Recorde-se que também Portugal tem estado no centro das atenções do potencial investimento chinês.
Ainda na passada Sexta-feira, o Porto de Sines recebeu a visita de uma comitiva chinesa, liderada pelo Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China – a visita contou também com a presença da Ministra do Mar. Em cima da mesa esteve a possibilidade de aposta oriental no futuro novo terminal de contentores do porto alentejano.