
Concessões portuárias alvo de um investimento total de 1,1 mil milhões até final de 2019
Marítimo 9 Agosto, 2021 Comentários fechados em Concessões portuárias alvo de um investimento total de 1,1 mil milhões até final de 2019 386De acordo com o último relatório da AMT sobre o Ecossistema Portuário, as 26 concessões foram alvo, desde o seu início até Dezembro de 2019, de investimentos de 1,1 mil milhões de euros, sendo 86,7% deste investimento assumido pelas concessionárias e 13,3% pelas Administrações Portuárias (concedente). Este valor total excede largamente, os 732 milhões de euros previstos nos contratos de concessão.
Fatia maior para equipamentos de movimentação e infra-estruturas portuárias
Em termos globais, verifica-se que, do valor do investimento total de 1,1 mil milhões de euros, 86,7% foi levado a cabo pelas empresas concessionárias e apenas 13,3% pelas concedentes. Segundo detalha a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) no seu relatório, os investimentos dirigiram–se, essencialmente, a equipamentos de movimentação de carga (42%) e infra-estruturas portuárias (37%).
As administrações realizaram também investimentos nos seus portos – no montante de 269 milhões, entre 2012 e 2019, com destaque para as obras em acessibilidades marítimas e infra-estruturas portuárias (62%). Outra parcela relevante dos investimentos realizados pelas Administrações Portuárias destinou–se a tecnologias de informação (9%), de onde se destacam os investimentos em ferramentas impulsionadoras da digitalização do ecossistema portuária, como a Janela Única Portuária (JUP), a Factura Única Portuária (FUP) e a Janela Única Logística (JUL).
Investimentos nas concessões portuárias: Sines lidera
No topo da hierarquia dos volumes investidos nas concessões portuárias está o Porto de Sines – líder de movimentação de carga em Portugal – com mais de 420 milhões de euros, muito devido aos 259 milhões alocados para o Terminal de Contentores de Sines.
Neste porto, assinale-se também o investimento de 87 milhões de euros, levado a cabo no TGL. Destaque também para o peso do investimento feito no terminal operado pela Secil, no Porto de Setúbal: 183 milhões de euros canalizados para a infra-estrutura concessionada. Já no Porto de Lisboa, o maior investimento relatado pela AMT é da concessionária do terminal de granéis alimentares de Palença (74 milhões de euros). Seguem-se depois as concessões dos terminais de contentores de Santa Apolónia (41 milhões de euros realizados), Alcântara (37 milhões) e de cruzeiros (27,7 milhões).