porto tanger Mediterrâneo

Portos do Mediterrâneo unem forças para reivindicar papel central na Nova Rota da Seda

Marítimo Comentários fechados em Portos do Mediterrâneo unem forças para reivindicar papel central na Nova Rota da Seda 597
Tempo de Leitura: 2 minutos

Vinte dos principais portos e agências estatais do Mediterrâneo formaram a associação MED Ports, cujos principais objectivos são a promoção da colaboração entre os portos do Mediterrâneo e destaque da centralidade do Mediterrâneo nos novos fluxos comerciais globais. Com este passo concertado, os portos envolvidos esperam enfrentar, de modo unificado, os novos desafios do comércio internacional e da logística.



A nova associação, cuja sede será estabelecida em Marselha, tem como membros fundadores os portos espanhóis de Barcelona, Tarragona, Algeciras e Valência, os franceses de Marseille Fos e Toulon, os italianos de Civitavecchia, Bastia e Veneza, os argelinos de Arzeu, Skikda e Bejaia, o marroquino de Tanger MED, o egípcio de Damietta, o esloveno de Luka Koper e também o libanês Porto de Beirute.

Integrarão também a MED Ports as agências estatais Puertos del Estado, o Escritório da Marinha Mercante e dos Portos da Tunísia e a agência argelina Serport. A aguardar aprovação estão os portos de Alexandria (do Egipto), Durres (da Albânia), Tessalónica (da Grécia) e a agência l’Agence Nationale Portuaire (de Marrocos).

Foco da MED Ports na ascensão do Mediterrâneo a eixo central do comércio internacional

Durante a primeira assembleia geral foram aprovadas as principais linhas de trabalho da associação, que incluem a promoção da cooperação entre os portos do Mediterrâneo, de modo a colocar a região como eixo central do comércio internacional, aproveitando as oportunidades oferecidas pela nova Rota da Seda.

Além disso, a nova associação visa reforçar o papel que os portos devem desempenhar enquanto focos de união entre a Europa e a África, capazes de fomentar a busca de soluções logísticas eficientes e competitivas que atendam às necessidades dos seus respectivos hinterlands. Tendo tais objectivos em mente, a MED Ports criou seis grupos de trabalho dedicados à formação, sustentabilidade, segurança, relações com instituições internacionais, análise de mercado e smart ports.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com