Terminal XXI Porto de Sines Madrid Maersk

Portos movimentam +15,4% de TEU em Janeiro com Sines e Leixões a desbravar caminho

Marítimo Comentários fechados em Portos movimentam +15,4% de TEU em Janeiro com Sines e Leixões a desbravar caminho 357
Tempo de Leitura: 1 minutos

A AMT divulgou esta manhã os dados referentes à movimentação portuária do Continente durante o mês de Janeiro: com uma subida homóloga de 7,1% e destaques para o overall positivo de Sines e Setúbal, o sistema portuário luso entrou mais fortalecido neste ano que em 2018. Esse pendor alastrou-se também ao segmento dos contentores.

Sines e Leixões (com a ajuda de Setúbal e Figueira da Foz) anulam «variação negativa de Lisboa»

Leixões também em destaque

Ora, olhando para tal tipologia de carga, verifica-se que «o sistema portuário do Continente movimentou em Janeiro de 2019 o volume de 261 055 TEU, uma variação homóloga de +15,4% face a 2018», refere a AMT. Este número deve-se, em grande parte, ao «crescimento de Leixões e de Sines, com +21,5% e +21,9%, que, juntamente com Setúbal e Figueira da Foz, conseguiram anular a variação negativa de Lisboa (-13,3%)».

Continuando a analisar este segmento, salta à vista o reforço da liderança da quota de mercado nacional do Porto de Sines, rei da movimentação de contentores – a infra-estrutura portuária alentejana consolidou, em Janeiro, uma quota de 61,5%, superior em +3,3 pontos percentuais ao valor homólogo de 2018. Ainda assim, tal valor é inferior em -0,8 pontos percentuais ao seu máximo histórico de 2017, lembra a AMT.

Transhipment em alta em Sines (como sempre) já representa 45,8% do total do sistema portuário do Continente

De destacar ainda o peso do transhipment no Porto de Sines – esta modalidade «ascendeu a 74,6% do tráfego do próprio porto e representa 45,8% do total do sistema portuário do Continente, tendo crescido +15,8% comparativamente ao mês homólogo de 2018», frisa a AMT.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com