Navios da MSC a operar no Terminal XXI Porto de Sines molhe

Portos nacionais fecharam 2017 com valor recorde de 2,9 milhões de TEUs

Marítimo Comentários fechados em Portos nacionais fecharam 2017 com valor recorde de 2,9 milhões de TEUs 465
Tempo de Leitura: 2 minutos

O dia de ontem ficou marcado pela apresentação das conclusões da 8.ª edição do LEME, o Barómetro da PwC Portugal sobre a Economia do Mar. Por motivos de agenda, a Ministra do Mar não esteve presente mas fez-se representar por Rúben Eiras, assessor para a Energia e Indústria no Ministério do Mar.

Rúben Eiras levou ao certame as palavras de Ana Paula Vitorino, deixando novidades em vários processos e até a nível de resultados.


2,9 milhões de TEUs movimentados em 2017

tclUma das novidades dadas em primeira mão por Rúben Eiras diz respeito a um novo recorde de movimentação de contentores nos portos nacionais. Na leitura da intervenção preparada por Ana Paula Vitorino, o representante do Ministério do Mar adiantou que o sistema portuário português foi responsável pela movimentação de «2,9 milhões de TEUs» no ano que agora terminou.

Recorde-se que os números exactos ainda não foram tornados públicos mas Rúben Eiras já levantou o véu relativo ao recorde nos contentores – mais tarde saberemos que números exactos terá o novo recorde anual ao nível da tonelagem total manuseada nos portos. Para já, conhecidos são apenas os números oficiais até Novembro.

Recorde-se que o recorde anual de movimentação portuária tinha sido alcançado no ano anterior, em 2016, com 93,9 milhões de toneladas de carga e 2,74 milhões de TEUs.

Adjudicação do concurso da JUL já no final deste mês

Outra novidade dada por Rúben Eiras no evento da PwC está relacionada com o processo da Janela Única Logística (JUL). Depois de lançado o concurso em 2017, o Ministério do Mar anunciou agora que «a adjudicação do concurso da JUL será feita já no final deste mês».

Ainda no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, Rúben Eiras adiantou que o ano de 2018 ficará marcado por muitas novidades (a mais recente foi mesmo o lançamento do concurso para a modernização dos VTS dos portos de Lisboa e Setúbal), depois de alguns avanços já concretizados durante o ano passado.

Entre as novidades para 2018 destacam-se o lançamento do concurso para as dragagens dos fundos adjacentes à frente marítima da ZALI – Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro; a reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões; ou o lançamento do concurso para o novo Terminal de Contentores Vasco da Gama, no Porto de Sines.


Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com