Navios da MSC a operar no Terminal XXI Porto de Sines molhe

Portos nacionais registaram quebra de 7,5% no mês de Janeiro

Marítimo Comentários fechados em Portos nacionais registaram quebra de 7,5% no mês de Janeiro 494
Tempo de Leitura: 1 minutos

O primeiro mês de 2018 registou uma movimentação de 7,7 milhões de toneladas de mercadorias nos portos nacionais, um valor que representa uma quebra de 7,5% face a Janeiro de 2017. Ainda assim, este foi o segundo melhor Janeiro da história do sistema portuário nacional.



Resultados de Sines levaram sistema portuário nacional para o vermelho

Os números foram hoje divulgados pela AMT, que salienta que o comportamento global negativo do sistema portuário nacional foi determinado fundamentalmente pelo Porto de Sines, que registou uma quebra acentuada de 18,8%, com menos 878,3 mil toneladas manuseadas em relação a Janeiro de 2017.

Ao decréscimo registado em Sines juntam-se ainda as evoluções negativas dos Portos de Setúbal e Faro, que registaram quebras de -3,6% e -45,8%, respectivamente, com perdas de 25 mil toneladas no conjunto.

Ainda de acordo com os dados da AMT, estes resultados negativos anularam em absoluto as variações positivas observadas em todos os outros portos, com destaque para o Porto de Leixões e para o Porto de Aveiro.

Leixões e Aveiro com o melhor Janeiro de sempre

Porto de LeixõesSe o desempenho do sistema portuário nacional não foi positivo na sua globalidade, há dois portos em particular que se podem orgulhar dos resultados alcançados no primeiro mês do ano. Falamos do Porto de Leixões e do Porto de Aveiro, os quais conseguiram os seus melhores meses de Janeiro de sempre, com crescimentos de 2,1% (+34,9 mil toneladas) e 43% (+152,2 mil toneladas), respectivamente.

A estas evoluções positivas juntam-se ainda os crescimentos alcançados pelos portos da Figueira da Foz, Lisboa e Viana do Castelo, com aumentos de 36,4% (+52,6 mil toneladas), 3,1% (+29,2 mil toneladas) e 55,2% (+13,5 mil toneladas), respectivamente.

Leia também:

Em Janeiro, movimentaram-se menos 13,4% de contentores nos portos nacionais



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com