Ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos

Portos nacionais são «um motor essencial do desenvolvimento do país»

Marítimo Comentários fechados em Portos nacionais são «um motor essencial do desenvolvimento do país» 363
Tempo de Leitura: 2 minutos

Arranca amanhã o périplo de Pedro Nuno Santos pelos pelo sistema portuário nacional: o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação fará uma ronda pelos portos comerciais lusos, começando, tal como a Revista Cargo já noticiou, pelo Porto de Sines.

No dia 20 estão previstas visitas aos portos de Leixões, Aveiro e Viana do Castelo. A ronda de visitas terminará no dia 27 de Novembro, com a ida do governante aos portos de Lisboa e Setúbal – todos eles constituintes de um sistema «essencial» para o «desenvolvimento do país», considerou. Pedro Nuno Santos será acompanhado nas visitas pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

Este périplo marca, simbolicamente, o início do exercício tutelar de Pedro Nuno Santos sobre o domínio portuário – recorde-se que os portos saíram da alçada do Ministério do Mar, passando, nesta nova legislatura, a estarem sob o jugo do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação.

Portos são um «motor essencial» do progresso de Portugal

À Lusa, governante adiantou que este ciclo de visitas pretende reunir com as várias administrações portuárias para conhecer os projectos que estão em curso, assim como inteirar-se da gestão e características daquelas infra-estruturas «tão centrais no desenvolvimento da economia local, regional e nacional». Pedro Nuno Santos destacou a importância de Sines, infra-estrutura que detém um peso actualmente de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, um valor que quase duplicará com os investimentos que estão previstos para aquele porto.

«O mar é e sempre foi um dos nossos maiores activos enquanto país. Uma marca central da nossa identidade enquanto povo. Os portos são, por isso, um dos principais elos de ligação de comunidades e de ligação entre Portugal e os seus países parceiros», declarou à Lusa, sublinhando que os portos são, nada mais nem menos que «um motor essencial do desenvolvimento do país».

Com Lusa

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com