Ministro das Infra-estruturass

Portos nacionais são «um motor essencial do desenvolvimento do país»

Marítimo Comentários fechados em Portos nacionais são «um motor essencial do desenvolvimento do país» 355
Tempo de Leitura: 2 minutos

Arranca amanhã o périplo de Pedro Nuno Santos pelos pelo sistema portuário nacional: o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação fará uma ronda pelos portos comerciais lusos, começando, tal como a Revista Cargo já noticiou, pelo Porto de Sines.

No dia 20 estão previstas visitas aos portos de Leixões, Aveiro e Viana do Castelo. A ronda de visitas terminará no dia 27 de Novembro, com a ida do governante aos portos de Lisboa e Setúbal – todos eles constituintes de um sistema «essencial» para o «desenvolvimento do país», considerou. Pedro Nuno Santos será acompanhado nas visitas pelo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda.

Este périplo marca, simbolicamente, o início do exercício tutelar de Pedro Nuno Santos sobre o domínio portuário – recorde-se que os portos saíram da alçada do Ministério do Mar, passando, nesta nova legislatura, a estarem sob o jugo do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação.

Portos são um «motor essencial» do progresso de Portugal

À Lusa, governante adiantou que este ciclo de visitas pretende reunir com as várias administrações portuárias para conhecer os projectos que estão em curso, assim como inteirar-se da gestão e características daquelas infra-estruturas «tão centrais no desenvolvimento da economia local, regional e nacional». Pedro Nuno Santos destacou a importância de Sines, infra-estrutura que detém um peso actualmente de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, um valor que quase duplicará com os investimentos que estão previstos para aquele porto.

«O mar é e sempre foi um dos nossos maiores activos enquanto país. Uma marca central da nossa identidade enquanto povo. Os portos são, por isso, um dos principais elos de ligação de comunidades e de ligação entre Portugal e os seus países parceiros», declarou à Lusa, sublinhando que os portos são, nada mais nem menos que «um motor essencial do desenvolvimento do país».

Com Lusa

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com