Portugal no rumo certo para assumir-se como centro político e financeiro do ‘shipping’ e da Economia do Mar

Marítimo Comentários fechados em Portugal no rumo certo para assumir-se como centro político e financeiro do ‘shipping’ e da Economia do Mar 378
Tempo de Leitura: 2 minutos

Instada a analisar as possíveis consequências do Brexit em termos de perda de influência britânica na esfera decisória e negocial do shipping internacional, aliada a um ganho crescente de relevância de Portugal enquanto ponto de encontro de eventos de cariz global (como os quatro que se realizarão em Lisboa nos meses de Setembro e Outubro), a Ministra do Mar declarou que Portugal está no rumo certo para se apoderar desse estatuto.



Portugal como palco decisório dos destinos do shipping, dos portos e da Economia do Mar? «Estamos seguramente no caminho certo», afirmou a Ministra do Mar

Não será, explicou, uma substituição de Inglaterra por Portugal ou de Londres por Lisboa – o progresso trilhado por Portugal neste contexto é já um facto inegável e é resultado da competente internacionalização do país. «Não é substituir ninguém, nós estamos seguramente no caminho centro para ter aqui um centro importante em toda a fileira da Economia do Mar, do shipping, dos portos, da Biotecnologia, das energias renováveis oceânicas e do GNL. Neste momento já estamos a marcar pontos em matérias da governança internacional», afirmou.

Aos microfones da Revista Cargo, da Lusa, da TSF e do Jornal de Economia do Mar, a Ana Paula Vitorino, que falava aos jornalistas após a sessão de apresentação dos quatro eventos, frisou «o orgulho» com que recebeu «o prémio de embaixadora mundial dos oceanos que me foi atribuído pela República Popular da China, pela primeira vez atribuído a uma entidade não chinesa».

«Já estamos a assumir uma liderança política»

Relevou ainda orgulho perante o facto do primeiro-ministro António Costa ter sido convidado «para integrar o grupo de alto nível dos oceanos que pela primeira ministra da Noruega» e do qual a Ministra do Mar é representante. Ao terminar, deixou uma certeza: «Já estamos a assumir uma liderança política, e esse liderança política, na nova fase dos descobrimentos, espero que se transforme numa liderança financeira».



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com