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Portugal deve privilegiar «consolidação de um hub portuário nacional polivalente»

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Os primeiros contornos do plano de revitalização económica de Portugal, encabeçado por António Costa e Silva, vão sendo conhecidos, depois de entregue, ontem (dia 9 de Julho) o documento ‘Proposta para a Visão estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030’ aos membros do Governo, em sede de Conselho de Ministros. O plano defende, entre vários tópicos já abordados pela Revista Cargo, a «consolidação de um hub portuário nacional polivalente» capaz de responder às múltiplas necessidades de procura.

O programa defende «a consolidação de um hub portuário nacional polivalente e que responda às exigências da procura nos segmentos da navegação comercial, turismo, transporte de longa e curta distância, pensando os portos para a integração das cadeias logísticas que servem, e completando-os com os investimentos necessários». Neste contexto, defende-se a aposta na digitalização dos portos e o investimento na rede de comunicações móveis 5G porque «é fundamental para aumentar a eficiência de todos os processos, reduzir custos e aumentar a competitividade».

O plano de recuperação de Portugal refere também que é necessário responder aos problemas nos portos do Algarve (Portimão deverá focar-se na ligação ao Norte de África e Faro à náutica de recreio) e de Lisboa – no porto da capital, o foco deverá centrar-se na criação de condições para a implementação de um pacto entre empresas e entidades sindicais, a fim de instalar, definitivamente, a paz sócio-laboral desejada para que a infra-estrutura prospere. Recorde-se que a contenda entre estivadores e operadoras prosseguem, sem fim à vista.

Quanto ao Porto da Praia da Vitória, situado nos Açores, a infra-estrutura terá o potencial para ser reconvertida «numa espécie de estação para fornecer gás natural liquefeito aos navios que cruzam o Atlântico», adianta ainda o programa gizado por António Costa e Silva.

Recorde-se que o documento sugere também a construção de um terminal de minérios no Porto de Sines.

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