esquema de comércio ETS

‘Scrubbers’ de circuito aberto: Portugal, França e Espanha proíbem tecnologia nos seus portos

MarítimoComentários fechados em ‘Scrubbers’ de circuito aberto: Portugal, França e Espanha proíbem tecnologia nos seus portos295
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com a seguradora marítima The Standard Club, as restrições à utilização de scrubbers de open loop (circuito aberto) continuam a disseminar-se pela Europa, com países como a França, Espanha, Portugal e Gibraltar a iniciarem as suas próprias regulamentações sobre o uso desta controversa tecnologia. De acordo com a fonte, estas regulamentações vão no sentido de proibir a utilização da tecnologia.

«Membros com scrubbers híbridos ou de open loop instalados nos seus navios terão de ficar bastante atentos sempre que os seus navios operarem em regiões onde as descargas das torres de lavagem são proibidas», alertou o Standard Club através de uma nota aos seus clientes. «Tais navios precisarão de mudar para um modo de circuito fechado (closed loop) ou para o combustível compatível [com a regulamentação IMO 2020] muito antes da chegada do navio a esses portos», explicou a empresa, que frisou a crescente proibição desta tecnologia na Europa.

Assim, países como Portugal, França, Espanha e Gibraltar juntam-se a outras nações europeias que também já riscaram os scrubbers de circuito aberto, como a Noruega, Bélgica, Irlanda, os países Bálticos ou a Alemanha. Recorde-se que a tecnologia é utilizada pelos transportadores marítimos para mitigar e reduzir as emissões poluentes provenientes da queima do combustível pelos navios – é uma das opções alternativas para o cumprimento das novas regulamentações ambientais da IMO, nas quais se inclui a chamada Sulphur Cap (que entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro deste ano), que delimita o teor máximo de enxofre presente nas emissões a apenas 0,5%.

Neste contexto, recorde-se que, segundo análise levada a cabo pela consultora Poten & Partners no arranque do presente ano, as transportadoras marítimas que apostaram nos depuradores (ou scrubbers) podem ter entrado em 2020 a ganhar, tirando maior partido do contexto do que aquelas que terão de comprar combustíveis alternativos no mercado spot.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com