
Portugal garante à Galiza comboio entre Braga e fronteira: investimento será de 900 milhões
Terrestre 1 Junho, 2021 Comentários fechados em Portugal garante à Galiza comboio entre Braga e fronteira: investimento será de 900 milhões 534Portugal, através do Primeiro-Ministro, confirmou, na passada Quinta-feira, ao presidente da Junta Autónoma da Galiza, o compromisso de um comboio de alta velocidade entre Braga e a fronteira portuguesa, num investimento de 900 milhões de euros, a partir de 2025.
Portugal e Galiza em sintonia
«A ideia é começar entre Braga e a fronteira portuguesa, é um projecto de 900 milhões de euros e os prazos previstos é que se possa começar esse projecto, uma vez finalizados os projectos construtivos necessários para poder começar a obra, a partir do ano 2025, aproximadamente», revelou o presidente da Junta Autónoma da Galiza, Alberto Núñez Fejióo, na sequência da realização, em Lisboa, de uma audiência com António Costa.
Segundo matéria publicada pela agência Lusa, o político galego adiantou que os 900 milhões de euros são exclusivamente investimento português, que se prevê financiado por intermédio do próximo período de fundos europeus. «Agradeço muito ao Governo português e ao seu primeiro-ministro a confirmação da prioridade ferroviária entre Lisboa — Porto, Porto — Braga, Braga — fronteira portuguesa. Agradeço muito, além de mais, que a maior infra-estrutura comece entre Braga e a fronteira com a Galiza», declarou o presidente da Junta Autónoma da Galiza.
Segundo a Lusa, o investimento luso implica ainda duas grandes infra-estruturas na Galiza, nomeadamente «converter Vigo numa estação passante, com um projecto de cerca de 500 milhões de euros e, posteriormente, ligar Vigo com Guilharei e Tui, que é um trajecto de uns 30 quilómetros e, assim, ligar definitivamente por via férrea toda a Galiza com o norte e o centro de Portugal até Lisboa».
Fonte: Lusa