Pedro Nuno Santos Portugal

Portugal «longe de poder afirmar que tem uma das melhores redes ferroviárias da Europa»

Terrestre Comentários fechados em Portugal «longe de poder afirmar que tem uma das melhores redes ferroviárias da Europa» 264
Tempo de Leitura: 1 minutos

Nesta Quinta-feira, dia 2 de Setembro, o Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, vincou que Portugal «está longe de poder afirmar que tem uma das melhores redes ferroviárias da Europa». A constatação foi feita, em Lisboa, durante a sessão que antecedeu o arranque do Connecting Europe Express, uma viagem de comboio pela União Europeia para divulgar os benefícios deste meio de transporte.

Portugal viveu «décadas de desinvestimento» na ferrovia

O governante frisou que «Portugal e Lisboa são do melhor que há na Europa, mas a rede ferroviária não», lembrando que o actual estado da ferrovia portuguesa se deve a décadas de desinvestimento e negligência estratégica: tendências de um país que raramente encarou esta metodologia de transporte como uma solução de futuro. Mas, agora, salientou Pedro Nuno Santos, o paradigma é outro: a ferrovia deve ser prioritária.

O Ministro das Infra-estruturas sublinhou que, «após décadas de desinvestimento», a rede ferroviária nacional encontra-se, finalmente, em fase de recuperação, com todos os principais corredores a serem alvo de trabalhos de modernização. Pedro Nuno Santos enfatizou, durante o seu discurso, a capacidade de sustentabilidade do transporte ferroviário face a meios concorrentes, por ter uma eficiência energética «imbatível».

Ao contrário do automóvel, do navio e do avião, o comboio, frisou o governante, não apresenta qualquer entrave tecnológico à sua total electrificação. Recorde-se que a jornada Connecting Europe Express, organizada no âmbito do ano europeu do transporte ferroviário, tem início esta Quinta-feira (dia 2 de Setembro), na cidade de Lisboa, e termina na capital francesa, Paris, no próximo dia 7 de Outubro.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com