Portuguesas HUUB e SEACLIQ vencem competição ibérica dos Prémios Empreendedor XXI

Empresas Comentários fechados em Portuguesas HUUB e SEACLIQ vencem competição ibérica dos Prémios Empreendedor XXI 345
Tempo de Leitura: 3 minutos

As start-ups portuguesas HUUB e SEACLIQ encontram-se entre as seis empresas vencedoras, nas categorias sectoriais dos Prémios Empreendedor XXI, dinamizados pelo BPI e pelo CaixaBank, através da DayOne, divisão especializada para empresas de tecnologia, inovação e seus investidores. A HUBB destacou-se na categoria Commerce Tech e a SEACLIQ ganhou na categoria Agro Tech.

Para além das empresas vencedoras, foram distinguidas mais 3 finalistas portuguesas que terão igualmente acesso a um programa de desenvolvimento internacional em Silicon Valley ou em Cambridge: PeekMed e NU-RISE, na categoria Health Tech e a LOQR na categoria Fin&Insur Tech. Os vencedores de cada categoria receberam 25 mil euros.

 Todos os vencedores e os outros dois finalistas de cada categoria também terão acesso a formação internacional e poderão frequentar um programa internacional de acompanhamento em Silicon Valley, organizado pela ESADE em colaboração com a Singularity University, ou um curso internacional de crescimento empresarial, Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Os prémios foram entregues no âmbito da jornada de inovação, tecnologia e empreendedorismo ‘Innovation Summit’, um novo programa criado pelo Grupo CaixaBank, que reuniu os principais players do ecossistema empreendedor, tecnológico e investidor em diversas sessões em Portugal e Espanha. A última, em Madrid, encerrou a primeira edição da iniciativa onde foram anunciados os vencedores dos Prémios Empreendedor XXI.

Reconhecimento às empresas mais inovadoras

Nesta edição, foram definidos seis sectores ligados às novas tendências em inovação e às áreas de negócio do BPI e do CaixaBank: Agro Tech, Health Tech, Commerce Tech, Fin&Insur Tech, Tourism Tech e Impact Tech. Estes galardões permitem aproximar as empresas tecnológicas às diferentes áreas de negócio do Grupo CaixaBank. As empresas vencedoras, com maior potencial de crescimento nestas áreas foram:

  • A portuguesa SEACLIQ, na categoria Agro Tech. Trata-se de uma plataforma electrónica para a primeira venda de pescado, com rastreabilidade digital (blockchain). Conecta todos os barcos e armadores no mar com os potenciais compradores em terra com um algoritmo inteligente que maximiza o preço de venda para o pescador e minimiza o preço de compra face ao modelo tradicional com intermediários.
  • A portuguesa HUUB, no sector Commerce Tech, uma empresa sediada no Porto que desenvolveu uma plataforma logística integrada para o setor da moda. A sua área de trabalho vai desde os fornecedores até ao cliente final (B2B ou B2C). Oferece serviços agregados com um ponto de contacto, um modelo de preços simplificado e previsível, economias de escala e total rastreabilidade da plataforma.
  • A catalã GlyCardial Diagnostics, que está a desenvolver um dispositivo de diagnóstico in vitro (IVD) para a detecção precoce da isquemia cardíaca, foi a vencedora na categoria Health Tech.
  • No sector de Fin&Insur Tech, a Predicitiva. Esta empresa de Málaga está a desenvolver um superbot, com tecnologia de inteligência artificial, para reduzir a subjectividade na análise e interpretação da comunicação humana.
  • A Tracer, vencedora na categoria Tourism Tech. Esta empresa madrilena criou um bilhete inteligente, baseado em tecnologia blockchain, para prevenir o problema da revenda abusiva e fraude nas entradas para eventos desportivos e de entretenimento.
  • A espanhola Feltwood (Aragão), na categoria Impact Tech. A empresa desenvolveu um processo inovador para transformar resíduos vegetais agrícolas em material industrial ecológico para múltiplas aplicações e com características similares ao plástico ou à madeira. O objetivo é reduzir a contaminação pelo plástico a nível mundial.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com