Frota

Preços do combustível fazem mossa: Maersk e CMA CGM juntam-se à MSC e impõem sobretaxas de emergência

Marítimo Comentários fechados em Preços do combustível fazem mossa: Maersk e CMA CGM juntam-se à MSC e impõem sobretaxas de emergência 642
Tempo de Leitura: 2 minutos

Depois da MSC ter anunciado, há cerca de uma semana, a sobretaxa de combustível – medida extrema que visa lidar com o contínuo aumento dos preços do combustível – é agora a vez das concorrentes Maersk Line e CMA CGM também declararem medidas do mesmo género, o que vem apenas consubstanciar a reacção, cada vez mais unívoca, das operadoras marítimas perante a ameaça dos elevados custos do bunkering.



Sobretaxas de combustível abrangem já 45% da capacidade de transporte

A transportadora da família Aponte havia já frisado, no comunicado que acompanhou a decisão da imposição da sobretaxa, a subida de 30% no preço do combustível desde o início do ano e a fasquia dos 80 dólares por barril de crude (valor recorde desde 2014). Uma situação que precipitou a vigência da nova medida de emergência.

Os anúncios das três maiores transportadoras marítimas já cobrem, adianta a Alphaliner, cerca de 45% da capacidade de transporte do mercado no que às linhas regulares diz respeito.

Medidas de emergência: «Não é mais possível recuperar custos do bunkering», admite a Maersk

Ao anunciar a imposição de uma sobretaxa de combustível de emergência, a Maersk Line fez notar que os preços do bunkering na Europa atingiram os níveis mais elevados desde 2014 (440 dólares por tonelada), explicando aos clientes, através de um comunicado ao qual a Revista Cargo acedeu, «que não é mais possível recuperar os custos de bunkering por meio dos factores de ajuste padrão».

A sobretaxa de emergência será aplicada a todos os negócios, excepto os embarques de exportação chineses, e será aplicada a partir de 1º de Junho para as transacções não regulamentadas, e 1º de Julho para as transacções regulamentadas.

Preços fazem mossa: CMA CGM anunciou «medidas de recuperação de emergência»

A CMA CGM também anunciou o estabelecimento de «medidas de recuperação de emergência» causadas pelos «aumentos significativos» nos preços do bunkering. A partir de 1 de Junho, revelou via comunicado, será cobrada uma sobretaxa de  55 dólares/45 euros por tonelada para contentores secos e 85 dólares/70 euros por tonelada para contentores refrigerados.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com