Presidente da CM de Viana do Castelo pede prioridade à criação do Corredor Atlântico

Terrestre Comentários fechados em Presidente da CM de Viana do Castelo pede prioridade à criação do Corredor Atlântico 274
Tempo de Leitura: 2 minutos

No âmbito da realização do fórum ‘Motorways of the Sea Forum: future maritime policy, MoS pillars and financing opportunities’, que decorreu em Bruxelas, na Bélgica, José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, voltou a vincar a importância do Corredor Atlântico e deixou um pedido directo à Comissão Europeia: que seja dada prioridade à criação deste corredor.

Autarca defendeu prioridade do Corredor Atlântico

Durante o fórum ‘Motorways of the Sea’, que debateu temas como as auto-estradas do mar, a futura política marítima e as oportunidades de financiamento, José Maria Costa teve a oportunidade de, na sua intervenção, dar especial enfoque à interligação entre portos marítimos, auto-estradas e ligações ferroviárias, instando ao reforço da conexão dos portos lusos, do Norte de Espanha e da fachada atlântica francesa ao Corredor Atlântico ferroviário. A informação foi ontem (dia 23) adiantada em primeira mão pelo jornal ‘Correio do Minho’.

O desígnio primacial do Corredor Atlântico prende-se com a rentabilização da infra-estrutura ferroviária actual, sem investimento adicional, através de uma gestão centralizada da atribuição de capacidade, da gestão de tráfego e do relacionamento com os clientes. Concomitantemente, o projecto assume-se enquanto plataforma de coordenação dos investimentos na infra-estrutura ferroviária em Portugal, Espanha, França e Alemanha, com vista à eliminação dos obstáculos operacionais e técnicos e ao fomento da interoperabilidade e da competitividade na movimentação de cargas.

Recorde-se que, também em Bruxelas, José Maria Costa havia já defendido a prioridade do corredor, durante a realização de uma reunião subjacente ao tema ‘O futuro do Arco Atlântico: uma visão local’, ocorrida em Fevereiro deste ano. À data, o autarca apelou aos Governos de Portugal, Espanha e França para que o Corredor Atlântico tenha carácter prioritário no futuro programa de investimentos europeus.

Com ‘Correio do Minho’

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com