Presidente da República insta EUA a apostar em Sines por ser «ponto vital para entrar na Europa»

Logística, Marítimo Comentários fechados em Presidente da República insta EUA a apostar em Sines por ser «ponto vital para entrar na Europa» 0
Tempo de Leitura: 1 minutos

Ao discursar, na passada Sexta-feira, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, desafiou os Estados Unidos da América (EUA) a apostarem no potencial do Porto de Sines.

Lançado o repto, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que o porto alentejano tem uma alto valor estratégico enquanto porta de entrada do continente europeu – o desafio estendeu-se também à aposta norte-americana na ilha dos Açores.

O chefe de Estado salientou que o Porto de Sines vive anos de expansão operacional e progresso internacional (principalmente no segmento dos contentores) e que o interesse geoestratégico que a infra-estrutura portuária tem captado não deve ser ignorado pelos EUA.

Alertando que «os que estão ausentes estão sempre errados», o presidente afirmou que haverá «uma decisão sobre Sines. É óbvio, há décadas, que é um ponto vital para entrar na Europa», urgindo os agentes empresariais a ter Sines em conta: «Têm de estar lá quando chegar o momento», atirou.

O Presidente da República salientou que «os chineses têm sempre um ministro a visitar Sines, quase todos os meses, e não é o único caso, outros países asiáticos também», referindo que «cabe ao Governo decidir quando definir as regras para esta decisão».

«É importante para os Estados Unidos da América ter essa via, através de Sines, para Portugal, Espanha e depois interconexões com França e assim entrar na Europa Central? É assim tão importante? Então, há que agir», rematou, em tom de repto, citado pela Lusa.

Com Lusa e Público

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com