CFM ferrovia cfm

Prevista reabilitação da via ferroviária Moçambique-Malawi através da Linha de Sena

TerrestreComentários fechados em Prevista reabilitação da via ferroviária Moçambique-Malawi através da Linha de Sena651
Tempo de Leitura: 1 minutos

A comunicação ferroviária entre Moçambique e Malawi, através da Linha de Sena pelo ramal Mutarara-Vila Nova de Fronteira e Vila Nova da Fronteira-Bangula, poderá, finalmente, ser efectivada, até Setembro do próximo ano.

O compromisso neste sentido foi avançado ainda no passado mês de Novembro, enquadrando-se no final de conversações bilaterais entre ambos os países, na cidade da Beira, chefiadas pelos respectivos Ministros dos Transportes. Janfar Abdulai, titular da pasta dos Transportes e Comunicações de Moçambique, garantiu que do lado do seu território, que compreende uma extensão total de 44 quilómetros, já estão disponíveis cerca de 46 milhões de dólares norte-americanos, estando assim criadas todas as condições para o arranque da empreitada.

Já o seu homólogo malawiano dos Transportes e Obras Públicas, Mahumed Sidik Mia, alinhou pelo mesmo diapasão, mas ressalvou que, numa primeira fase, o seu país vai reabilitar 71 quilómetros, entre Vila Nova da Fronteira-Nsange e Nsange-Bangula.

Com a ligação da Linha de Sena, entre Mutarara e Bangula, pretende-se, basicamente, exportar o açúcar daquele país para mercado europeu, através do Porto da Beira. Na segunda fase, Malawi promete estabelecer comunicação ferroviária Beira-Lilongwe, decorrendo actualmente a mobilização de fundos junto dos seus tradicionais parceiros de cooperação internacional. Nessa altura, poderá mesmo ser reactivado, igualmente, o transporte de passageiros, que foi paralisado há longas décadas, sobretudo pela guerra civil de 16 anos em Moçambique que, então, veio a acentuar cada vez mais a degradação daquela importante ferrovia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte: Portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com