Primeira linha férrea totalmente movida a energia solar já entrou em acção no sudoeste de Londres

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A cidade de Aldershot, localizada no sudoeste da cidade de Londres, alberga aquela que é apelidada como a primeira linha férrea do mundo alimentada a energia solar: trata-se de uma linha férrea totalmente sustentada a energia solar, possível devido à instalação de 100 painéis solares na lateral da linha férrea em questão. Estes são responsáveis pela alimentação da sinalização e iluminação da rota de Wessex.

O projecto-piloto de sustentabilidade ambiental no contexto ferroviário, gera 30kW de energia que são canalizados somente para a alimentação daquela ligação ferroviária. Caso este projecto seja bem-sucedido, espera-se que, já em 2020, toda aquela linha férrea venha a ser alimentada por intermédio de energia solar. O projecto pretende, a longo prazo, alimentar, não apenas a linha, mas também os comboios que a percorrerem.

A aposta solar é o novo desígnio estratégico da empresa estatal Network Rail, que gere a maioria da infra-estrutura ferroviária da Grã-Bretanha. Este nova aposta da estatal britânica chega num contexto em que existem planos de investimento avultado na electrificação das linhas férreas, de modo a abandonar a operação de comboios com recurso ao diesel. A intenção é a de reduzir as emissões poluentes e os custos operacionais.

De acordo com o jornal ‘The Guardian’, os painéis solares já são usados para alimentar as operações de algumas estações de comboio (como, por exemplo, a de Blackfriars, no centro de Londres). Mas o projecto de Aldershot materializa a primeira vez que um painel solar contornará a rede eléctrica para conectar-se directamente ao sistema de tracção de uma ferrovia.

A ideia do Executivo e da Network Rail é estender o sucesso desta experiência a todo o seu território, de modo a implementar uma revolução (solar) na ferrovia britânica. Neste momento, existem já planos para a instalação de soluções semelhantes em Edimburgo, Glasgow, Nottingham, Londres e Manchester.

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