MAN tractor

Primeiro tractor semi-reboque para transportes especiais da MAN entrou em acção

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Primeiro tractor semi-reboque para transportes especiais da MAN entrou em acção 460
Tempo de Leitura: 3 minutos

A MAN Truck & Bus encontra-se a lançar novos tractores semi-reboques para transportes especiais com pesos de até 250 toneladas ou mais – Janeiro chegou e trouxe consigo a realização «do primeiro teste prático de um veículo de demonstração da nova geração», adiantou a marca.

Um tractor de semi-reboque de transportes especiais de quatros eixos da nova geração de camiões MAN foi utilizado pela primeira vez, num comboio pesado composto por três unidades. «Como parte do Trucknology Roadshow da MAN, o veículo representa o primeiro tractor de semi-reboque de transportes especiais da nova geração TG», comentou Michael Makowsky, especialista em veículos especiais da MAN.

O trabalho do comboio consistia em transportar uma linha de tubos de Lebach em Saar-land para o Porto de Saarlouis para ser carregado num navio. A empresa W. Mayer GmbH & Co. KG de Zweibrücken foi encarregada de realizar o trabalho; para o efeito, a empresa destacou cinco tractores de semi-reboque MAN para serviço o transporte especial. Juntamente com o TGX 41.680 da própria empresa com V8, o veículo de demonstração com o seu motor D38 de 640 cv teve a oportunidade de provar ser o veículo líder no conjunto, explicou-nos a MAN.

Cadeia cinemática é uma das grandes novidades

MAN Juntamente com um veículo da geração anterior, que também estava equipado com um motor de 640 cv, foi também utilizado um reboque com eixo basculante de 20 eixos basculantes com um componente de 233 toneladas. Com mais de 7,3 metros de altura e 5,3 metros de diâmetro, o conjunto de veículos atingiu um comprimento total de 51,4 metros, e um peso bruto de 374 toneladas.

«Os peritos estão familiarizados com a linha motriz do veículo de demonstração, devido ao anterior semi-reboque TGX para serviço pesado: motor de 15,2 litros com 640 cv e 3.000 Nm de binário, um veio de transmissão reforçado que aguenta até 36.000 Nm de binário, eixos traseiros de 16 toneladas e um converter de binário e caixa de velocidades MAN TipMatic 12,30 de 12 velocidades. Temos um factor de desmultiplicação de 1 para 1,58, resultando num binário máximo de 4,740 Nm. Após o arranque hidrodinâmico, o conversor é bloqueado quando se atingem 1.200 rpm, e o processo continua com a embraiagem seca. O que há de novo com este veículo é todo a cadeia cinemática e o software recentemente configurado e a programação Heavy Duty»; explicitou Rainer Beyer, responsável pelos veículos especiais da MAN Truck & Bus na Alemanha.

Intarder 3 com até 630 kW juntamente com o travão motor Turbo EVB de 600kW garantem um desempenho de travagem contínua potente. No entanto, a potência de travagem é limitada a 980 kW quando combinada, a fim de proteger a cadeia cinemática. A propósito, as configurações de base permanecem inalteradas na nova geração de serviço transportes especiais. «De qualquer modo, não são desejadas modificações muito importantes na área dos transportes especiais», afirmou Beyer, falando por experiência própria. «Estruturas, chassis, distância entre eixos – tudo isto permanecerá como habitualmente. Isto significa que os clientes terão a vantagem de poder continuar a utilizar os certificados existentes».

Novo MAN «causou boa impressão»

Após uma viagem de quase cinco horas, a MAN entregou a sua carga em segurança no cais sul de Saarlouis. No porto, Christian Lahm, director técnico do transportador de carga pesada sediado em Zweibrücken, resumiu a situação com grande satisfação: «O novo MAN fez bem. Já estávamos impressionados com os antecessores com V10 e V8; o chassis e a tecnologia da cadeia cinemática adequam-se muito bem à MAN. A dada altura teremos de substituir os nossos veículos, e quando o fizermos, o novo com o seu motor D38 já causou uma boa impressão”.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com