IP linha do norte Infra-estrutura ferroviária

Primeiros comboios eléctricos vão começar a operar na Linha do Minho a 25 de Abril

TerrestreComentários fechados em Primeiros comboios eléctricos vão começar a operar na Linha do Minho a 25 de Abril705
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Linha do Minho passará a ser percorrida, a partir de 25 de Abril, pelos primeiros comboios eléctricos – entre Porto e Valença – revelou esta Sexta-feira, dia 9 de Abril, o Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, em Viana do Castelo.

Em declarações, à margem do início da empreitada de construção de uma passagem desnivelada, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros, Jorge Delgado adiantou «estar previsto para o dia 26 um momento evocativo da abertura da linha ferroviária com a presença do primeiro-ministro, António Costa». Recorde-se que, em Fevereiro passado, fonte da CP-Comboios de Portugal havia dito à Lusa que as primeiras três carruagens eléctricas, compradas à espanhola Renfe, e já sem amianto, começam a operar na Linha do Minho em Abril, mas sem especificar a data.

À data, fonte da CP adiantou, à Lusa, que o início da operação seria assegurado «com três carruagens da série ARCO». A mesma fonte referiu ainda que «conforme forem ficando prontas mais carruagens serão colocadas ao serviço da linha, ajustando a oferta às necessidades dos passageiros. Na recta final de Março, fonte da IP deu conta da finalização do processo de certificação da electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). A empresa relatou que a fase de construção civil [de modernização e electrificação] acabou no final de 2020, início de 2021, num investimento que atingiu os 18 milhões de euros.

Investimento de 86,4 milhões para colocar comboios eléctricos na Linha do Minho

ferrovia IP obrasA modernização e electrificação da Linha do Minho, entre Nine (Braga) e Valença (Viana do Castelo) representou um investimento de 86,4 milhões de euros, inserido no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e co-financiado pelo programa Compete 2020. A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011, depois de afastada a possibilidade de encerramento da ligação ferroviária internacional entre a cidade do Porto e Vigo, na Galiza.

Na passada Quinta-feira, uma portaria dos secretários de Estado do Orçamento, Cláudia Joaquim, e das Infraestruturas, Jorge Moreno Delgado, publicada em Diário da República, deu luz verde à IP para avançar com à divisão de encargos de 3,6 milhões relativos ao contrato para a instalação do «GSM-R – Implementação de infraestruturas para BTS” em duas ligações ferroviárias, entre elas, o troço Nine-Valença. Fonte da IP explicou à Lusa que o «GSM-R é um sistema de comunicação ferroviária, o mais avançado e usado nas principais redes ferroviária da Europa e do mundo».

Fonte: Lusa e RTP

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com