
Princípios da ‘Belt and Road’ «em concordância» com a UE, considera o Presidente da República
Marítimo, Terrestre 29 Abril, 2019 Comentários fechados em Princípios da ‘Belt and Road’ «em concordância» com a UE, considera o Presidente da República 298No passado dia 27 de Abril, em entrevista à estação televisiva estatal CGTN, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o seu homólogo da China, Xi Jinping, demonstrou abertura para fazer com que a iniciativa One Belt One Road converja com os valores europeus.
Várias têm sido as críticas ao mega-projecto chinês, mas, de acordo com a visão de Marcelo Rebelo de Sousa, a iniciativa One Belt One Road poderá materializar-se sob as directivas ocidentais, sem suscitar as dúvidas (políticas, financeiras e económicas) que até agora vem suscitando perante os mais cépticos.
Discurso de Xi Jinping tranquiliza críticos
«Foi um discurso muito importante, porque o Presidente Xi Jinping respondeu a muitos daqueles que criticaram a China pela iniciativa One Belt One Road, afirmou Rebelo de Sousa, durante a entrevista. Para o Presidente da República portuguesa, o discurso do seu homólogo está «em concordância» com os princípios da União Europeia.
«Nós queremos comércio justo, respeito pelas regras e pelo direito internacional e pelas regras da Organização Mundial do Comércio. Não queremos proteccionismo, queremos um desenvolvimento mais sustentável e energia limpa e verde”, declarou, numa entrevista conduzida pela jornalista chinesa Liu Xin.
Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se em visita oficial à República Popular da China, tendo participado no Fórum Belt and Road, que contou com representantes de 36 nações. Recorde-se que as autoridades lusas pretendem incluir uma rota atlântica no projecto, o que permitiria ao porto de Sines ligar as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do canal do Panamá.
Com Lusa e DN