porto de xangai inteligente

►Automação e «produção inteligente» já impressionam no Porto de Xangai

Marítimo, Videos Comentários fechados em ►Automação e «produção inteligente» já impressionam no Porto de Xangai 942
Tempo de Leitura: 2 minutos

O porto chinês de águas profundas de Yangshan, parte integrante do Porto de Xangai, encontra-se na quarta fase do seu gradual processo de expansão e o seu maior cais de carga automatizado da China e maior terminal automatizado de contentores do mundo já impressionam pela imponência, eficiência e produtividade.



A infra-estrutura portuária de Yangshan, situada no Sul do Porto de Xangai, será equipada com 130 veículos sem condutores, guiados automaticamente (Automatic Guided Vehicles ou AGV), 26 pontes rolantes e 120 gruas de pórtico montadas sobre carris – tudo em prol da sistematização e automatização de processos.

Automação de ponta e «produção inteligente», explica Luo Xunjie, da SIPG

«Este porto está automatizado no carregamento e processamento de contentores e na produção inteligente», disse Luo Xunjie, gestor na Shanghai International Port Group (SIPG), empresa operadora de terminais. «O sistema colecta e organiza todo o tipo de informações e introduz os respectivos dados no computador. Daí, o sistema transforma esses dados em tarefas e envia-as para o equipamento operacional; depois, o equipamento autónomo realiza as operações com segurança e eficiência», explicou, em declarações à CCTV+.

Yangshan recebeu comitiva portuguesa liderada pela Ministra do Mar

O progresso sentido no Porto de Yangshan será parte essencial da meta definida para o Porto de Xangai: atingir a fasquia dos 6,3 milhões de TEU anuais no futuro, enquanto que, no presente, o patamar dos 4 milhões de TEU é um desígnio realístico, defendeu a Shanghai International Port Group.



Recorde-se que o Porto de Yangshan foi visitado, no arranque do mês de Novembro, por uma comitiva portuguesa recheada de reputados nomes da comunidade portuária portuguesa: entre eles, constava o da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A líder da pasta do Mar visitou a infra-estrutura de águas profundas aquando do périplo pela China, na busca de investimento externo para aumentar a competitividade dos portos nacionais.

Veja a infraestrutura em acção:

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com