Consortex: o projecto que visa fomentar a competitividade das indústrias navais de 5 países

Marítimo Comentários fechados em Consortex: o projecto que visa fomentar a competitividade das indústrias navais de 5 países 298
Tempo de Leitura: 3 minutos

O Projecto é co-financiado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico e tem como objectivo promover a internacionalização e a competitividade da fileira das Indústrias Navais em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda. Arrancou no dia 19 de Novembro a primeira ronda de reuniões com as empresas interessada sem integrar os Consórcios Exportadores Inter-regionais, que serão criados no âmbito do Projecto Consortex.

Ao longo dos últimos meses, os parceiros deste projecto promoveram a realização de um inquérito junto das empresas do Sector Naval, nos seus respectivos países. Do contacto com os empresários e dos dados recolhidos através do inquérito foi possível identificar 35 empresas com potencial interesse em fazer parte dos Consórcios.

O Consortex tem prevista a criação de seis consórcios constituídos por PME europeias especializadas no fornecimento de soluções para embarcações e estruturas marítimas (Deck, Projecto Naval, Alojamento, Casa das Máquinas, Ponte e Plataformas Energéticas Marinhas). Os parceiros do projecto estão empenhados em reunir as PME do Sector Naval do Espaço Atlântico, promovendo a colaboração entre si. Ao fazer parte de um consórcio de exportação, as empresas mantêm a sua autonomia e podem partilhar conhecimento e meios financeiros para alcançar o mercado internacional.

O primeiro conjunto de reuniões tem como objectivo promover a apresentação da metodologia de incorporação dos Consórcios Exportadores, colocando as empresas dos diferentes países em contacto. Os encontros serão igualmente importantes para que cada uma das PMEs e possa apresentar, dando a conhecer as suas expectativas, dúvidas, objectivos e estratégia de mercado. Algumas das sessões poderão ainda contar com a presença de um especialista jurídico que esclarecerá todas as questões relacionadas com a criação de Consórcios.

Exportadores Inter-regionais e quais as principais vantagens das empresas trabalharem em conjunto para alcançarem o mercado internacional. Concluída a primeira ronda de reuniões, as empresas envolvidas nos Consórcios Deck, Vessel Design, Accommodation, Engine Room, Bridge e Marine Power Plants participarão num segundo encontro, agendado para Fevereiro de 2020, com o objectivo de começar a delinear o Plano de Negócios do respectivo Consórcio. Os Consórcios deverão estar formalmente constituídos em Maio de 2020, aquando da realização da Sessão Plenária dos Consórcios Exportadores Inter-Regionais, promovida pelos parceiros do Consortex por ocasião da feira NAVALIA, em Vigo.

Recorde-se que o projecto Consortex é liderado pelo Foro Marítimo Vasco (ES), contando com os parceiros Fórum Oceano -Associação da Economia do Mar (PT), AIN -Associação das Indústrias Navais (PT), Cork Institute of Technology(IE), National Maritime (UK), Clúster del Sector Naval Gallego (ES) e Bretagne Pôle Naval(FR). Com um orçamento superior a 1,6 milhões de euros e um incentivo FEDER, através do programa INTERREG Espaço Atlântico,de quase 1,3 milhões de euros, o Consortex terminará em Junho de 2020.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com