ferrovia comissao europeia

Projecto férreo Moatize-Macuse será alargado para facilitar transporte de cargas minerais

Terrestre Comentários fechados em Projecto férreo Moatize-Macuse será alargado para facilitar transporte de cargas minerais 491
Tempo de Leitura: 1 minutos

Devido a várias propostas por parte de empresas ligadas à exploração de minerais, a futura linha férrea que ligará Moatize – província de Tete – a Macuse, província da Zambézia, no centro de Moçambique, terá mais 120 quilómetros adicionais que o inicialmente estipulado no projecto. Como avançou o portal de informação ‘Macauhub’, a revelação foi feita pelo presidente da empresa a quem foi entregue a concessão da infra-estrutura.

Extensão será essencial para transporte de cargas minerais

Assim, Abdul Carimo, presidente da companhia Thai Moçambique Logistics desvendou ao jornal ‘Notícias’, de Maputo, que esta adição ao projecto irá possibilitar chegar à região de Chitima (Tete) onde várias empresas mineiras interessadas em utilizar a futura ligação ferroviária estão localizadas. Recorde-se que o projecto inicial previa que a linha de caminho-de-ferro Moatize/Macuse tivesse uma extensão de 575 quilómetros e permitisse o escoamento do carvão mineral extraído em Moatize através do porto de águas profundas a construir em Macuse, na província da Zambézia.

Consórcio conta com presença da portuguesa Mota-Engil

O presidente da Thai Moçambique Logistics afirmou ainda ao ‘Notícias’ que a intenção de expandir a ligação ferroviária por 120 quilómetros contou com o apoio das entidades bancárias, tendo estas dado luz verde para a emissão do crédito necessário para a execução da obra. Os trabalhos deverão arrancar no início do próximo ano e estarão a cargo de um consórcio constituído pelo grupo português de construção civil Mota-Engil e pela empresa China National Complete Engineering Corporation (subsidiária do grupo China Machinery Engineering Corporation).

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com