Projecto Pilot-T em acção: Indra aposta na gestão de tráfego aéreo não tripulado

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Um cluster académico industrial norueguês, formado pela Indra, a Universidade do Sudeste (Noruega) e o Andøya Space Center, iniciou um projecto com o objectivo de acelerar a implementação de um sistema efectivo de gestão de tráfego aéreo não tripulado capaz de permitir a mudança de um transporte terrestre de combustíveis fósseis para uma infra-estrutura aérea não tripulada.

Pilot-T estudará definição de corredores aéreos, integração de sensores no sistema, comunicação e segurança

O projecto, designado Pilot-T, vai estudar a definição dos corredores aéreos para voos não tripulados, a integração de diversos sensores electrónicos e ópticos no sistema, as necessidades de comunicação, a integridade e a segurança, assim como modelos reais de HMI. A conclusão do projecto está prevista para 2021.

A Indra, através da sua filial norueguesa Navia, vai implementar um sistema de estrutura UTM no Andøya Space Center, no norte da Noruega, onde se realizará a qualificação e certificação do sistema. A Universidade do Sudeste contribuirá com uma análise qualitativa e quantitativa dos factores humanos implicados no estabelecimento e manutenção do tráfego aéreo não tripulado habitual.

A Autoridade Norueguesa de Aviação Civil participa no projecto para garantir que se incluem os aspectos reguladores dos voos não tripulados e será um interlocutor para a qualificação e a certificação da solução. Os parceiros do projecto também querem incluir os Fornecedores de Serviços de Navegação Aérea neste projecto para garantir a integração efectiva com a gestão do tráfego aéreo tripulado.

Sistema de transporte por drones pode reduzir «até 25% as emissões de CO2»

O director de Desenvolvimento de Negócio da Indra, Ingolv Bru, refere que «um sistema de transporte eficiente feito maioritariamente por drones poderia reduzir até 25% as emissões de CO2. Mas, para atingir este objectivo, é crucial um sistema de gestão seguro e eficiente para o tráfego de drones em ambientes urbanos. Este projecto vai contribuir para acelerara definição de um sistema UTM qualificado».

A Indra colabora no projecto como parceiro tecnológico, líder em UTM, que lançou o Indra Air Drones, o conjunto de soluções mais avançadas para gerir o tráfego aéreo não tripulado no espaço aéreo de baixa altitude (abaixo dos 150 metros) em cidades, regiões e países. A empresa também trabalha com a aliança europeia público-privada SESAR JU,que tem como objectivo transformar o tráfego aéreo, em algumas das principais demonstrações de voo de drones a partilhar o mesmo espaço aéreo com aeronaves convencionais.

O projecto será co-financiado com um subsídio da Innovation Norway, um organismo do governo norueguês para inovação e desenvolvimento da indústria norueguesa, no âmbito do programa Pilot-T. O objectivo deste projecto é garantir uma melhor interacção e transferência de conhecimento entre investigação e empresa para implementar novas tecnologias o mais rapidamente possível.

A Universidade do Sudeste é a universidade mais moderna da Noruega e a quarta mais grande do país em número de alunos. O AUTOSTRIP é um projecto de desenvolvimento estratégico para Sistemas Autónomos dentro do Transporte e Processos Industriais. O projecto cobre sistemas de drones e de controlo para além de sistemas autónomos em sistemas de transporte marítimo, terrestre e por comboio.

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