Porto de Leixões Novembro apdl

Prolongamento do quebra-mar de Leixões: será criada comissão para acompanhar impactos da obra

Marítimo Comentários fechados em Prolongamento do quebra-mar de Leixões: será criada comissão para acompanhar impactos da obra 282
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 12 de Março, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deixou a garantia – na sequência de uma reunião com a APDL – de que será criado um grupo de trabalho para acompanhar os impactos da obra de prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões. Este grupo, adiantou a governante, ficará a cargo de «identificar soluções para eventuais problemas» decorrentes da empreitada.

Ministra do Mar reuniu com a APDL, APA, Comunidade Portuária e autarquia

A comissão irá contar com a participação das Câmaras do Porto e de Matosinhos, assim como com o contributo da Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL): «Este grupo não vai só fazer o acompanhamento da obra, mas discutir questões que têm de ser reavaliadas e analisadas com maior profundidade», explicou a ministra, à saída do encontro que reuniu os executivos das câmaras, a APDL, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Comunidade Portuária e o provedor do cliente de Leixões.

A reunião, explicou, serviu essencialmente para analisar os potenciais impactos do projecto na qualidade do ar e da água, nas praias, na actividade portuária, no surf e na restauração, lembrando que o Porto de Leixões – e a sua capacidade operacional – é essencial para a dinamização económica da região e que a obra é fulcral para que a infra-estrutura portuária nortenha prossiga o seu desenvolvimento competitivo. Recorde-se que a empreitada e o respectivo concurso foram apresentados no dia 27 de Fevereiro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Recentemente, o projecto foi alvo de uma moção por parte do movimento do presidente da Câmara do Porto pedindo a reavaliação do projecto. Na resposta, a Comunidade Portuária do Porto de Leixões reagiu, dizendo estar surpreendida com o pedido. Em comunicado, a Associação Comercial do Porto também abordou o tema, mostrando-se satisfeita com o lançamento do concurso para as obras de prolongamento do quebra-mar exterior e de aprofundamento do canal de entrada do Porto de Leixões.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com