PSA International firma acordo para deter posição maioritária no Terminal Sech, do Porto de Génova

Marítimo Comentários fechados em PSA International firma acordo para deter posição maioritária no Terminal Sech, do Porto de Génova 376
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com a imprensa italiana, a operadora global PSA International está prestes a tomar o controlo da maioria das acções do Terminal Sech, a segunda maior infra-estrutura de terminal de contentores do Porto de Génova (com capacidade para 550 mil TEU por ano), em Itália.

PSA e Gruppo Investimenti Portuali em sintonia

O acordo terá já sido atingido entre a PSA International e o Gruppo Investimenti Portuali (GIP), no sentido de reforçar a participação no Terminal Sech, passando dos actuais 40% para uma posição de domínio maioritário das acções da infra-estrutura genovesa.

Trata-se, assim, de um reforço de influência da operadora de Singapura no porto genovês: recorde-se que a PSA International marca já presença no maior terminal de contentores do porto italiano, o PSA Génova (capacidade anual de 1,6 milhões de TEU). Nesta infra-estrutura, a PSA detém o controlo maioritário, com 60% das acções, estando o grupo italiano de investimento GIP no controlo das restantes acções (40%).

Vaga de consolidação de terminais em Itália acentua-se

A tendência de consolidação – que não se limita às fusões nas linhas marítimas – é cada vez mais uma realidade na cena portuária italiana: recorde-se que, no Porto de Vado Ligure, localizado na província de Savona, é de destacar a entrada da chinesa COSCO, ao adquirir 40% das acções do terminal Vado Ligure, a nova infra-estrutura do porto italiano. A operadora chinesa colaborará com a APM Terminals, detida pela Maersk.

A MSC, outro dos colossos do transporte marítimo de contentores, também tem estado activa nesta vaga de consolidação de terminais italianos: em Março passado, a transportadora marítima helvética iniciou negociações com a operadora de terminais italiana Contiant Italia, para a aquisição de 50% das acções no Medcenter Container Terminal (MCT), localizado no Porto de Gioia Tauro, província de Reggio Calabria, na Itália.

Foto: Google Maps

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com