PSA Marine e Wartsila anunciam progresso inédito no desenvolvimento de ‘rebocador inteligente’

Marítimo Comentários fechados em PSA Marine e Wartsila anunciam progresso inédito no desenvolvimento de ‘rebocador inteligente’ 241
Tempo de Leitura: 2 minutos

A PSA Marine (subsidiária da PSA International) e o grupo tecnológico Wartsila anunciaram um grande progresso no seu projecto conjunto que se foca na dinamização de soluções inovadores para rebocadores: o projecto ‘IntelliTug’ contou com a instalação bem-sucedida de um sistema de posicionamento dinâmico totalmente pioneiro. Este desenvolvimento tecnológico foi levado a cabo no rebocador ‘PSA Polaris’, no Porto de Singapura.

Através de um comunicado conjunto, as duas empresas revelaram que os ensaios (em condições reais) encontram-se em andamento no Porto de Singapura, e que a fase actual da implementação do projecto dará um significativo contributo para incrementar os padrões de segurança para automação marítima e para o avanço da própria autonomia das diferentes embarcações.

Progresso no projecto ‘IntelliTug’ permite «ancoragem virtual»

O novo sistema de posicionamento dinâmico, também conhecido como Sistema de Manobras por Joystick (JMS), permite um controlo mais fácil e intuitivo do movimento do rebocador. Com o pressionar de um botão, o mestre de rebocadores pode alcançar o que as duas empresas chamam de «ancoragem virtual» para manter a posição ou manter a direcção do rebocador, explica o comunicado.

A PSA Marine e a Wartsila explicam que este passo pavimentará o caminho para o sucesso irreversível do projecto ‘IntelliTug’, permitindo que as instruções de navegação digital sejam passadas para os sistemas de propulsão da embarcação. Para Bernard Wong, líder da divisão de Gestão de Frota da PSA Marine, o projecto é útil «para descobrir maneiras mais inteligentes, seguras e mais eficientes de operar um rebocador».

Segundo Wong, o ‘IntelliTug’ incorpora tecnologia centrada no ser humano, sendo desenhado especialmente a pensar na dinâmica de cooperação entre o ser humano e a máquina. «Estamos a percorrer uma jornada que visa transformar as ideias de hoje na realidade de amanhã», completou líder da divisão de Gestão de Frota da PSA Marine, citado pela missiva conjunta.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com