Porto de SInes PSA Sines XXI

PSA Sines dá novo passo no projecto de ampliação do Terminal XXI, no Porto de Sines

Marítimo Comentários fechados em PSA Sines dá novo passo no projecto de ampliação do Terminal XXI, no Porto de Sines 2089
Tempo de Leitura: 1 minutos

A concessionária PSA Sines, que opera o Terminal XXI do Porto de Sines, lançou esta Segunda-feira (dia 18 de Outubro), o concurso com vista à expansão do parque de contentores da infra-estrutura, que lidera o movimento nacional de carga contentorizada.

A informação está plasmada num anúncio de procedimento (n.º 13065/2021) publicada em Diário da República, no segmento de ‘Contratos Públicos’, estando em causa a «expansão da área de parqueamento de contentores do Terminal XXI – Sines, através da pavimentação e infra-estruturação de uma nova plataforma (B) sob aterros em avanço ao mar». O prazo para a duração dos trabalhos está fixado em cerca de um ano (360 dias, mais especificamente). O investimento estipulado ronda os 12,85 milhões de euros.

Recorde-se que o projecto de ampliação do Terminal de Contentores de Sines, operado pela PSA Sines, nasceu de um acordo entre a operadora PSA e a administração portuária APS, em Outubro de 2019 (noticiado aqui pela Revista Cargo), totalizando um investimento de mais de 650 milhões de euros. Por via deste investimento, a infra-estrutura passará a deter uma frente de cais de 1.950 metros (actualmente 1.040 m), repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, possibilitando a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração; o contrato permitirá a instalação de mais 9 gruas super post-panamax (total passará a ser 19), 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores, a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 para 60 hectares e o aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com