porto de aveiro

Quebra de -3,5%: portos do Continente movimentaram 93 milhões de toneladas em 2018

MarítimoComentários fechados em Quebra de -3,5%: portos do Continente movimentaram 93 milhões de toneladas em 2018287
Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo adiantou esta manhã a AMT, os portos comerciais do Continente movimentaram, no seu conjunto, um volume total de carga que se aproximou dos 93 milhões de toneladas durante todo o ano de 2018, um registo que traduz uma quebra de -3,5% face a 2017 e que reflecte, em volume, -3,3 milhões de toneladas».

«Reduções de importação de Petróleo Bruto e de Carvão» e da «exportação de Produtos Petrolíferos» foram cruciais para resultado final

Explica a entidade que este desempenho «foi determinado pelas reduções de importação de Petróleo Bruto e de Carvão de, respectivamente, -1,63 e -1,25 milhões de toneladas, e da exportação de Produtos Petrolíferos (-1,38 milhões de toneladas)». Na avaliação individual de cada porto, apenas Aveiro e Faro apresentaram «desempenhos positivos» na globalidade de 2018.

«Os restantes portos registaram um movimento globalmente inferior a 2017, com destaque para Sines (-2 milhões de toneladas), Lisboa (-913,4 mil toneladas) e Setúbal (-443 mil toneladas)», assinala a AMT, num documento ao qual a Revista Cargo teve acesso. O Porto de Sines ganha também relevo na análise dos diversos mercados, com «as variações negativas mais fortemente condicionadoras do desempenho do sistema portuário» a serem registadas no porto alentejano, frisa o organismo.

Porto de Aveiro em destaque pelo desempenho global positivo: destaque para a carga fraccionada (+315,9 mil toneladas)

Explica a AMT que, no seu conjunto (levando em conta Sines), o Petróleo Bruto, o Carvão e os Produtos Petrolíferos, correspondem a «-50,8% do total de carga ‘perdida’ pelo conjunto de mercados».

Mas o porto alentejano compensou com a performance no segmento da carga contentorizada, acompanhando o positivo desempenho do Porto de Leixões – +1,15 milhões de toneladas e +498 mil toneladas, respectivamente. Destaque também para a carga fraccionada no Porto de Aveiro, «com +315,9 mil toneladas, e Outros Granéis Sólidos em Leixões, com +265,3 mil toneladas».

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com