Raúl Magalhães

Raúl Magalhães: «Adequação» de infra-estruturas aos desafios logísticos é tema «incontornável»

Logística, Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Raúl Magalhães: «Adequação» de infra-estruturas aos desafios logísticos é tema «incontornável» 344
Tempo de Leitura: 2 minutos

«O tema das infra-estruturas e a sua adequação aos diferentes desafios é um tema incontornável. A necessidade da costumização também é bastante pertinente», declarou Raúl Magalhães, presidente da APLOG, enquanto desempenhava o papel de moderador da mesa redonda subjacente ao tema, ‘A Logística e os Portos enquanto “nós” da Intermodalidade’, realizado no dia 16 de Setembro, pela ADFERSIT.

Raúl Magalhães analisou sucesso do Porto de Barcelona

espanha porto barcelona portos espanhóis«Há necessidade, de ver, a cada situação, qual a combinação de meios capaz de acrescentar valor à operação logística, para que se crie valor para a infra-estrutura ou para a empresa», afirmou o especialista da área Logística, dando, como exemplo, o sucesso do Porto de Barcelona. «O crescimento do Porto de Barcelona é um caso a salientar», frisou, enumerando, depois, os «factores favoráveis» que estão na base do sucesso do porto catalão.

«Há, em Barcelona, uma combinação de vários factores favoráveis: a sua proximidade ao centro de consumo é inquestionável; a existência das zonas francas – estamos a falar no plural – que foi um motor brutal de crescimento, de fixação de empresas nacionais (retalhistas que lá instalaram os seus centros de distribuição) e que culminou, nos últimos dois ou três anos com a explosão do e-commerce. Barcelona, em particular a zona franca, a nível ibérico e europeu, um dos maiores clusters de empresas ligadas ao e-commerce. Combina o modo aéreo – com o aeroporto próximo – com o porto e tem a capacidade e capilaridade de utilização da rodovia para abastecer a zona da Catalunha», analisou Raúl Magalhães.

«Os países e as regiões não são iguais, mas por vezes devemos ter a obrigação de identificar pontos positivos para os integrarmos nas nossas estratégias», completou o presidente da APLOG, que moderou o debate online, que contou com a participação de Marco Vale, Managing Director da MSC Portugal, Vítor Enes, Business Development da Luís Simões e José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com