IP linha do norte rede ferroviário

Reabertura da Linha do Douro-Salamanca potenciaria competitividade internacional da ferrovia

Logística, Terrestre Comentários fechados em Reabertura da Linha do Douro-Salamanca potenciaria competitividade internacional da ferrovia 814
Tempo de Leitura: 1 minutos

Em entrevista recentemente concedida ao ‘Dinheiro Vivo‘, Carlos Vasconcelos, administrador da empresa Medway, abordou diversos temas da vida da transportadora ferroviária e analisou alguns dos dossiers pendentes do sector. O gestor defendeu a reabertura da Linha do Douro até Salamanca, explicando que tal poderá configurar um incremento da «competitividade da ferrovia para Espanha e sobretudo para as Astúrias».

Linha tem «potencial bastante significativo»

Carlos Vasconcelos MedwayQuestionado sobre os apelos à reabertura a Linha do Douro até Barca D’Alva, Carlos Vasconcelos respondeu: «Sou um acérrimo defensor da reabertura da Linha do Douro até Salamanca, sobretudo para passageiros, complementada com a carga. Isso poderá ajudar o nosso novo terminal em Lousado, Vila Nova de Famalicão, que deverá estar pronto daqui a cerca de um ano», introduziu o gestor da Medway.

Para Carlos Vasconcelos, trata-se de «uma linha com um potencial bastante significativo e que seria um projecto interessante. Do pouco que sabemos, em termos de mercadorias, não tem volume suficiente para justificar o investimento. Com a política ibérica e europeia de retirar carga da rodovia para a ferrovia, com esta linha poderíamos potenciar bastante a competitividade da ferrovia para Espanha e sobretudo para as Astúrias».

A linha terá o potencial para facilitar a chegada de carga a França – «Grande parte das mercadorias tem origem e destino a norte do Douro. É a grande zona industrial e comercial portuguesa, saindo de lá centenas de camiões para lá dos Pirenéus. Com uma alternativa ferroviária a sair do Douro, que vá até Salamanca, reduzindo consideravelmente os quilómetros a percorrer, tornaria a linha do comboio muito mais competitiva», declarou, lembrando que existem «apoios europeus para financiar essa linha»: «faria sentido o país envolver-se num projecto desta natureza», rematou.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com