Regulamentação da IMO poderá levar a mais ‘transhipment’ e ‘slow-steaming’

Marítimo Comentários fechados em Regulamentação da IMO poderá levar a mais ‘transhipment’ e ‘slow-steaming’ 362
Tempo de Leitura: 1 minutos

A analista britânica Drewry prevê que o impacto da nova regulamentação da IMO (sobre as emissões de enxofre, que entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2020) poderá conduzir a navegações mais lentas (com predominância para o chamado slow-steaming) e a maiores índices de transhipment.

Sobretaxas não serão o único «efeito colateral» da regulamentação da IMO, adverte a Drewry

Ora, explicita a Drewry, este tipo de «efeitos colaterais» da nova regulamentação da IMO seriam um «golpe adicional» para os carregadores, que actualmente já se vêem confrontados (reagindo com duras críticas) com as sobretaxas de bunkering, implementadas para compensar os adicionais custos suportados pelas transportadoras marítimas.

Assim, às sobretaxas juntar-se-á, sugere a empresa londrina, uma maior incidência do transhipment, outro factor que desagradará aos carregadores, uma vez que este introduz maior nível de risco na cadeia de abastecimento. O cenário global do Shipping conturba-se ainda mais devido à extrema necessidade de trespasse dos custos adicionais por parte das operadoras – em caso de insucesso, um «cenário ruinoso» poderá estar ao virar da esquina.

Em caso de falhanço, novas taxas poderão ser introduzidas, o que provocará um encarecimento significativo dos fretes marítimos e um simultâneo agravamento do descontentamento dos proprietários das cargas. Entre as opções a ponderar por parte das transportadoras poderão estar o maior recurso ao transhipment e ao slow-steaming.

«A lógica é esta: à medida que as velocidades de navegação são reduzidas e os loops são prolongados, as operadoras marítimas deixarão cair escalas em certos portos para manter os tempos de trânsito competitivos nos pontos mais importantes», explicou a Drewry. «Menos chamadas directas levarão a mais transhipment», concluiu.

 

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com