eleições brexit

Reino Unido sem paletes para transportar mercadorias para a UE em caso de ‘Hard Brexit’

Empresas, LogísticaComentários fechados em Reino Unido sem paletes para transportar mercadorias para a UE em caso de ‘Hard Brexit’373
Tempo de Leitura: 2 minutos

Mais problemas logísticos no sinuoso trilho do Brexit: o Executivo britânico, liderado por Theresa May, reuniu-se na semana passada para analisar, em conjunto com vários líderes empresariais, o problema de o país não possuir paletes para prosseguir a exportação de bens para a União Europeia (UE) no caso de se materializar uma saída sem acordo.

Isto porque as regras europeias obrigam a que as paletes destinadas ao transporte de grandes volumes de mercadorias — sejam elas de plástico ou de madeira —, vindas de países que não são membros da UE ou de países terceiros, cumpram determinados critérios para evitar, por exemplo, contaminações e a propagação de pragas, mas a maioria dos exportadores britânicos não as tem.

Maior parte dos exportadores britânicos não tem paletes em conformidade em caso de Hard Brexit

O problema é que a maioria dos exportadores britânicos não possui as paletes que estejam em conformidade com tais requisitos – de acordo com o jornal ‘Business Insider’, o qual o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais já deu o alerta, avisando os líderes empresariais para esta nova problemática derivada do processo do Brexit.

Caso não seja encontrada uma resolução para o problema, as empresas britânicas, adiantou o semanário ‘Expresso’,ver-se-ão forçadas a competir entre si para adquirir as escassas paletes que estão em condições de cumprir as regras estabelecidas; as empresas que forem incapazes de as adquirir, terão de esperar por novas paletes: uma espera que poderá levar semanas.

Adensam-se as críticas à impreparação do Executivo

Admitindo que este processo «pode tornar-se um empecilho”, um empresário não identificado declarou ao ‘Business Insider’ que o país «não está nem remotamente preparado» para um cenário de não acordo sobre o Brexit. Entre a comunidade empresarial adensam-se as críticas à deficiente preparação – por parte do Executivo – para a separação com a UE.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com