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Renault Trucks apresenta o projecto FALCON – Camiões flexíveis e aerodinâmicos de baixo consumo

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Na senda da melhoria de eficiência energética dos seus camiões, a Renault Trucks apresentou o projecto FALCON, que tem como objectivo o desenvolvimento de uma combinação completa para o transporte pesado de mercadorias que demonstre um potencial ambicioso de redução do consumo de combustível e, por conseguinte, das emissões de CO2. A chave está na inovação do design.

Design pode ser o segredo para uma maior poupança

A construtora francesa afirma que «a redução do consumo de combustível está no centro do desenvolvimento dos veículos Renault Trucks, concebidos com o objectivo de serem centros de lucro para os transportadores».

Assim, após os projectos Optifuel Lab 1, Optifuel Lab 2 e, mais recentemente, o projeto Urban Lab 2 envolvendo veículos de distribuição, a Renault Trucks está neste momento a desenvolver uma nova combinação experimental concebida para consumir 13% menos combustível do que um reboque com engate standard ligado a um Renault Trucks T.

O projeto FALCON (Flexible & Aerodynamic Truck for Low CONsumption – Camião Flexível e Aerodinâmico de Baixo Consumo), liderado pela Renault Trucks, conta com a participação de um consórcio constituído pelos seguintes parceiros: Faurecia, Michelin, Total, Fruehauf, Wezzoo, Benomad, Styl’Monde, Polyrim, Enogia, o IFPEN, a École Centrale de Lyon (LMFA) e o IFSTTAR (LTE; LESCOT). O projecto recebe apoio financeiro estatal através do fundo FUI Regions.

Os desenvolvimentos tecnológicos têm a finalidade de obter um ROI máximo para o cliente de dois anos em condições normais de operação, e o objectivo é iniciar a produção no médio prazo.

Chegada às estradas já no próximo ano

Os desenvolvimentos centram-se na aerodinâmica optimizada da combinação tractor-semirreboque, pneus de baixa resistência ao rolamento, funções de auxílio à condução e de gestão de combustível e de poupança de energia, combinadas com um grupo motopropulsor mais evoluído que utiliza um sistema de recuperação de calor Rankine de nova geração e formulações de lubrificantes optimizadas.

Prevê-se que, à excepção do sistema Rankine, esta tecnologia seja integrada num veículo de demonstração e testada em condições reais em finais de 2018.

O projecto Falcon, com data de conclusão prevista para 2020, proporciona à Renault Trucks um novo laboratório sobre rodas, não só para avaliar a tecnologia conducente a reduzir ainda mais o consumo de combustível de camiões com semi-reboque, mas também como preparação para as exigências de regulamentos futuros na UE relativos a emissões de CO2 de veículos pesados de mercadorias, em conjunto com volumes, dimensões e pneus.

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