Repsol expande produção industrial em Sines com investimento de 725 milhões de euros

Empresas, Logística Comentários fechados em Repsol expande produção industrial em Sines com investimento de 725 milhões de euros 336
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Repsol vai investir mais de 725 milhões de euros na expansão da sua produção industrial na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

São 657 milhões de euros em duas novas fábricas de polímeros; 22 milhões em tancagem e pipelines para produtos base; 18 milhões em interligações eléctricas e mais de 30 milhões em equipamentos de geração de electricidade renovável para auto-abastecimento.

É esperado que estas duas novas fábricas comecem a operar no terceiro trimestre de 2025, provocando um impacto anual estimado de 400 milhões de euros na substituição de importações e a geração de outros 400 milhões em exportações, para um saldo de 800 milhões na balança comercial lusa.

Investimento da Repsol terá «efeito multiplicador»

aicep ZILS RepsolEm comunicado, a aicep Global Parques, que gere a ZILS, explicou que o investimento terá um «efeito multiplicador induzido na produção nacional e as subsequentes exportações de elevado valor acrescentado, ao disponibilizar polietileno e polipropileno, em quantidade e proximidade, como matériasbase dos principais clusters da indústria exportadora portuguesa, desde os componentes automóveis aos produtos alimentares».

Ao materializar este novo investimento, a Repsol Polímeros acrescenta assim mais 51 hectares ao seu Complexo Petroquímico de Sines, e mais 57 hectares de recuperação ambiental com a instalação de painéis fotovoltaicos num areeiro agora desactivado, para um total de 250 hectares da Repsol Polímeros na ZILS Zona Industrial e Logística de Sines, sob gestão da aicep Global Parques Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A.

A este investimento, a aicep Global Parques espera que se sigam a instalação de mais unidades da economia circular, para processos de reciclagem química, que empurrarão o investimento total da Repsol Polímeros em Sines para mais de mil milhões de euros no âmbito do presente ciclo de investimento do Plano Estratégico 20212025 da Repsol Química.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com