Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar»

Marítimo Comentários fechados em Requalificação do Porto das Pipas voltará a «virar Angra do Heroísmo para o Mar» 421
Tempo de Leitura: 2 minutos

A visão é do presidente do do município de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses: o projecto de requalificação do Porto de Pipas (já noticiado pela nossa publicação) vai voltar a virar Angra do Heroísmo para o Mar, contrariando uma tendência de afastamento. A opinião foi proferida na sequência do anúncio do arranque das obras, que deverá acontecer ainda durante este primeiro semestre de 2020.

Álamo Meneses disse estar «absolutamente satisfeito» com o projecto final da obra: «Creio que neste momento o Governo Regional está de parabéns pelo percurso feito. Foi um percurso com dificuldades técnicas, com um conjunto de questões que foram sendo levantadas, mas, num exercício de diálogo e de concertação entre todos os interesses envolvidos, creio que chegámos a uma excelente solução», declarou.

Segundo Álamo Meneses, a requalificação do Porto das Pipas vai permitir melhorar as acessibilidades a Angra do Heroísmo e virar novamente a cidade para o mar. «Angra sempre foi uma cidade que viveu do mar, aliás toda a sua história está ligada a esta função de porto e o facto de termos estado aqui umas décadas desviados do centro dessa actividade não nos trouxe obviamente grandes vantagens, antes pelo contrário», salientou.

A empreitada, adjudicada ao consórcio Sacyr-Somague, S.A./Sacur-Neopul, S.A, por um valor a rondar os 14 milhões de euros, detém um prazo de execução de 24 meses. A intervenção contempla o aumento do cais e o prolongamento do manto de protecção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os ferries que executam as ligações entre Angra do Heroísmo e a Calheta (São Jorge) possam desembarcar viaturas.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com