Reunião entre a ANTRAM e o SNMMP decorreu de forma «muito proveitosa»

Terrestre Comentários fechados em Reunião entre a ANTRAM e o SNMMP decorreu de forma «muito proveitosa» 278
Tempo de Leitura: 2 minutos

Realizou-se a primeira reunião entre a ANTRAM e o sindicato SNMMP desde que a greve às horas extraordinárias (que deveria ter arrancado no dia 7 de Setembro) foi desconvocada: o encontro, que contou com a mediação do Governo, decorreu de forma «muito proveitosa».

ANTRAM e SNMMP garantem maior fiscalização dos horários

À saída do encontro, realizado no passado dia 17 de Setembro, a associação e o sindicato dos motoristas de matérias perigosas garantiram que será feita, a partir de agora, uma maior fiscalização dos horários de trabalho, ficando vincada ainda a intenção de supervisionar hipotéticas fugas ao fisco.

De acordo com o porta-voz da ANTRAM, André Martins, a Segurança Social e a Autoridade para as Condições de Trabalho mostraram-se «totalmente disponíveis para discutir do ponto de vista técnico e do ponto de vista da regulação qualquer alteração necessária ao sector».

Valor das ajudas de custo também em discussão

Em declarações à RTP3, o porta-voz da associação adiantou que entre as propostas de negociação em cima da mesa está o cumprimento do contrato colectivo de trabalho, os horários de trabalho e valor das ajudas de custo. Para a ANTRAM, é compreensível que o valor das ajudas de custo para trabalhadores deslocados seja mais «avultado» – a questão será, no entanto, discutida dentro de duas semanas, num grupo de trabalho técnico que contará também com a presença da Segurança Social e da Autoridade para as Condições de Trabalho.

São Bento destacou «compromisso» da ACT e da Segurança Social

Francisco São Bento também falou à imprensa, frisando que «a luta que os trabalhadores deste sector têm vindo a travar ao longo deste últimos meses valeu a pena». Recorde-se que a luta dos motoristas de matérias perigosas ganhou pujança em Abril, com uma greve que esteve à beira de paralisar o país (foi decretada a requisição civil). Em Agosto, nova greve (com o apoio do SIMM) voltou a colocar Portugal em alerta máximo.

O presidente do SNMMP enalteceu o «compromisso da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e da Segurança Social» rumo a uma negociação pacífica e que agrade a ambas as partes. Francisco São Bento realçou a importância de evitar os excessos de carga horária «que têm vindo a ser implementados aos trabalhadores» e a regular e fiscalizar as possíveis fugas de impostos.

Recorde-se que a desconvocação da greve desembocou numa aproximação entre as partes, que culminou com um princípio de acordo que, segundo a ANTRAM, «rege-se integralmente pelos princípios dos protocolos negociais celebrados pela ANTRAM com a FECTRANS, o SIMM e o SNMMP em Maio deste ano».

Com Eco

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com