rio tinto comboio autonomo

►Rio Tinto faz primeiro comboio de mercadorias totalmente autónomo na Austrália

Terrestre, Videos Comentários fechados em ►Rio Tinto faz primeiro comboio de mercadorias totalmente autónomo na Austrália 1821
Tempo de Leitura: 1 minutos

O operador ferroviário Rio Tinto já tinha anunciado, no início de Outubro passado, que em 2018 começaria a realizar comboios totalmente autónomos. E cumpriu agora a promessa!



A primeira viagem do comboio autónomo da Rio Tinto, que faz parte do projecto AutoHaul, movimentou minério de ferro a partir da região de Pilbara, na Austrália Ocidental. E marca o início de uma nova era também no transporte ferroviário de mercadorias, também ela totalmente automatizada – juntando-se a outras áreas da cadeia logística onde a mão-de-obra humana vai perdendo importância.

Os testes do comboio autónomo da Rio Tinto já duram há algum tempo, com enorme sucesso – e sempre com um maquinista-supervisor. A companhia já tinha anunciado que a operação do comboio autónomo entraria em velocidade cruzeiro durante 2018, prevendo que estes comboios percorram percursos entre quinze minas e terminais portuários, sem qualquer intervenção humana.

No total, os comboios autónomos da Rio Tinto percorrerão uma rede ferroviária com uma extensão de 1.700 quilómetros, a primeira de longa distância totalmente autónoma em todo o mundo.

«Hoje, 330 milhões de toneladas de minério de ferro podem ser transportados anualmente. Uma vez que a operação se torne completamente autónoma, espera-se que esses volumes aumentem para 350 milhões de toneladas», referia a empresa há alguns meses atrás.

Veja o vídeo da primeira viagem:



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com