Robert Yildirim: Yilport pretende «implementar um terminal ‘state of the art’ em Lisboa»

Marítimo Comentários fechados em Robert Yildirim: Yilport pretende «implementar um terminal ‘state of the art’ em Lisboa» 455
Tempo de Leitura: 3 minutos

Ontem (dia 15 de Julho), a APL e a Yilport reuniram-se na Gare Marítima de Alcântara para firmar o Memorando de Entendimento que permite colocar um ponto final no moroso processo de renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara e canalizar 122 milhões de euros de investimento, destinados a modernizar a infra-estrutura. Lídia Sequeira (presidente da APL) e Robert Yildirim (presidente do Grupo Yildirim) assinaram o acordo, numa cerimónia que contou com a presença e discurso da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

«A economia portuguesa é estável»

A Revista Cargo marcou presença na cerimónia, captando, entre outros, o discurso do turco Robert Yildirim, que novamente se deslocou a Portugal para mais um passo na consolidação da Yilport enquanto peça-chave no sistema portuário nacional. «Estamos em Portugal há quase quatro anos, após termos adquirido os terminais da Tertir à Mota-Engil. Desde então, temos nos preparado para investir em Portugal e queremos ser um dos maiores investidores em território nacional, uma vez que acreditamos que, apesar de não ser grande, a economia portuguesa é estável. Nós apreciamos o seu crescimento e pensamos que existem aqui várias oportunidades de crescimento», comentou Yildirim.

«Por tudo isso, aumentaremos o nosso índice de investimento na infra-estrutura portuária e logística neste país, para ajudar ao crescimento da economia portuguesa», afirmou o CEO e presidente do grupo turco, que também tem em andamento um avultado investimento no terminal de contentores do Porto de Leixões. «Temos tentado concretizar esta cerimónia de assinatura há imenso tempo, e, finalmente, graças à Ministra do Mar e às autoridades portuárias, foi possível, pois apoiaram este procedimento», disse, revelando satisfação pelo fim do arrastar das negociações. No entanto, Robert Yildirim deixou reparos à evolução portuária na capital, prometendo uma revolução.

Lisboa precisa de se emancipar em termos portuários, alertou Robert Yildirim

«Lisboa é, francamente, uma cidade esquecida. Venho cá e vejo infra-estruturas horríveis. Investiu-se há quarenta anos atrás e, desde aí, nada foi feito. Há pessoas nesta indústria que me chamam louco e me perguntam o que vejo eu em Portugal – eu respondo-lhes: ‘esperem e verão’. Portanto, eu preciso do vosso apoio para mostrar ao mundo que a minha decisão está certa. Confio neste país», atirou, mostrando-se confiante no potencial do porto lisboeta. Somos investidores, podemos fazer dinheiro facilmente em qualquer lugar – mas não estamos em qualquer lugar, estamos aqui, em Portugal e em Lisboa. Queremos estabelecer aqui uma organização capaz de crescer», disse.

O líder do grupo Yildirim passou, depois, a explanar a estratégia de evolução do terminal de contentores, que, sustentada na aquisição de novos equipamentos, passa também por trabalhos de dragagens que permitam o acesso a navios de maiores calados: «O primeiro passo é implementar um terminal state of the art em Lisboa; estamos já no processo de decisão final relativamente aos pórticos – vamos adquirir novas ship-to-shore gantry cranes, capazes de manobrar os novos navios de 22 mil TEU. Para podermos captar o tráfego destes navios precisamos do apoio do Governo, para que seja possível executar as dragagens, a fim de trazermos novas linhas para o Porto de Lisboa e gerarmos mais emprego», frisou.

«Queremos trabalhar de perto com os sindicatos»

«Queremos trabalhar de perto com os sindicatos, entendo que não foram bem tratados no passado. Temos de trabalhar em conjunto para ajudar as economias local e nacional a crescerem. Podem confiar em mim, estamos aqui para criar uma situação win-win – este é o princípio base da nossa companhia, em qualquer lugar que a Yilport vá. Investimentos e certificamo-nos de que as pessoas, o Governo e os trabalhadores ficam satisfeitos. Se todos ficarem satisfeitos, nós ficaremos também», rematou Robert Yildirim.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com